quinta-feira, 24 de setembro de 2015

População de Praça Rica em Vila Pavão este ano sente os efeitos da falta de água potável mais cedo




A população do distrito de Praça Rica, no interior pavoense, este ano sentiu mais cedo os efeitos da estiagem na região. No ano passado, os primeiros sinais da escassez de água no vilarejo foram registrados em outubro, e como ocorreu em anos anteriores, o abastecimento foi racionado devido ao baixo nível do Córrego Praça Rica que abastece a localidade.

O problema, segundo os moradores,  é agravado pela falta de chuva e o uso  indiscriminado dos recursos hídricos pelos produtores rurais da região que desviam a água do córrego para usa-la na irrigação de plantações.

De acordo com  o funcionário encarregado de  operar a estação de água tratada,  Gilmar Antônio da Silva, o baixo volume de água do córrego,  o obriga a fechar a capacitação de água bruta durante o período da tarde para que o reservatório encha e o fornecimento possa ser liberado na manhã seguinte. O operador do sistema prevê que,  se não chover em breve, em poucos dias o Córrego Praça Rica  poderá secar e comprometer por completo o fornecimento de água para população.

Na tarde da última terça-feira, 22, representantes da Defesa Civil e da Secretária Municipal de Obras de Vila Pavão, estiveram no distrito vistoriando os córregos e o local de captação de água.

O secretário de obras, Amilton Dasmaceno,  afirma que o problema já era previsto, visto que, neste ano choveu menos ainda que no ano passado. Para ele, uma barragem poderia amenizar a situação por um período, mas não resolveria o problema enquanto a água do córrego estiver sendo utilizada na irrigação de lavouras cafeeiras. Além da construção da barragem, a solução definitiva para o problema, de acordo com ele, passaria pela construção de um poço artesiano, porém, a execução de uma obra dessa natureza demanda análise técnica e licença ambiental do Governo do Estado.

O relatório sobre a situação está sendo fechado para ser encaminhado ao prefeito municipal e demais autoridades.


Cléber Sabino
Assessor de Comunicação da Prefeitura de Vila Pavão-ES.
MTB-ES 1.410 - Tel.: (27) 3753-1001 - (27) 9 99-621857

Nenhum comentário:

Postar um comentário