terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estudantes de Emefs de Cariacica irão receber óculos gratuitos

IMG_9223 copiar

  • postado em 22 set 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Educação – SEMESaúde – SEMUS
  •  
  • Fotos: Lucas Calazans
  • Nesta quinta (24), a partir das 9h, 131 estudantes do ensino fundamental de Cariacica serão beneficiados com óculos de grau gratuitos. O evento de entrega acontecerá no auditório da ArcelorMittal Cariacica, situado em Vasco da Gama. Os alunos participaram do programa “Ver e Viver”, parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Educação (Seme), ArcelorMittal Cariacica, oftalmologistas e óticas do município. O Ver e Viver existe desde 2000 e a próxima edição está prevista para o primeiro semestre de 2016.
    Em abril de 2015, os colaboradores fizeram a triagem por meio de testes percepção visual em mais de 1,2 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Professor Cerqueira Lima, Valdeci Cezario e Manoel Pedro Rocha. Desse total, 311 foram encaminhados para consultas com oftalmologistas entre os meses de maio e agosto de 2015. Dentre os examinados, 131 apresentaram a necessidade do uso de óculos, principalmente, aqueles na faixa de idade entre seis e 14 anos.
    Para a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da ArcelorMittal Cariacica, Paloma Moreno, o mérito principal do programa Ver e Viver está exatamente na melhoria do desempenho escolar dos estudantes após receberem os óculos. “Em 15 anos, mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino de Cariacica passaram pela triagem do programa. Foram mais de 3 mil consultas médicas realizadas e cerca de 1,5 mil óculos doados”, ressalta.
    A professora de Educação Inclusiva da Emef Manoel Pedro Rocha, Daniele Traba Gama, conta que alunos com dificuldades visuais são mais displicentes e ficam atrasados quanto ao aprendizado em relação ao restante da turma. “Como não somos da área da Saúde, muitas vezes, confundimos essa conduta como sinal de algum problema neurológico. No entanto, com a utilização dos óculos, a criança passa a ter outro comportamento. Fica mais calma, mais motivada e com vontade de ir para a escola”, diz.
    Como funciona o Ver e Viver?
    Ele inicia com a escolha das escolas, que ocorre por meio de uma reunião entre a ArcelorMittal Cariacica, representantes da Seme e da equipe do setor de Educação Inclusiva do município. A etapa seguinte é a capacitação do grupo que atuará aplicando os testes de acuidade visual nos colégios. Em 2015, eles foram realizados por professores integrantes das salas de recursos multifuncionais, responsáveis pelo atendimento educacional especializado. Após a triagem, os estudantes selecionados são atendidos por oftalmologistas, que avaliam a capacidade visual de cada um deles, indicando o grau ou o tratamento adequado. A entrega gratuita dos óculos é o último passo do Ver e Viver.
    Serviço:
    Entrega de óculos de grau gratuitos a estudantes de Emefs
    Quando: Quinta (24)
    Horário: A partir das 9h
    Local: Auditório da ArcelorMittal Cariacica – Avenida Leopoldina, nº 900, Vasco da Gama.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário