As equipes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa (Pnaic) das Superintendências Regionais de Educação
(SRE) Cachoeiro de Itapemirim e Barra de São
Francisco desenvolveram várias ações para orientar o
trabalho pedagógico das escolas. O objetivo é garantir a qualidade
na aprendizagem.
Na SRE Cachoeiro de Itapemirim, a equipe realizou uma
formação com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e
pelos cantinhos de leitura na sala de aula. Para isso, os
professores devem inovar nas suas aulas, buscando alcançar todas
as crianças, principalmente, aquelas que aprendem em um
ritmo diferente.
O uso de sequências didáticas, que valorizam o trabalho com
texto, leitura e produção de textual, é constante nas salas
de alfabetização. Livros de literatura e jogos confeccionados
pelos professores são alguns dos meios utilizados.
A SRE Barra de São Francisco realizou o assessoramento
dos professores das séries iniciais, com discussões que
contribuem com o processo ensino-aprendizagem. Foi feito
o acompanhamento pedagógico nas salas de aula, observando
a maneira como o professor organiza sua prática pedagógica,
os espaços, a turma e a exposição dos trabalhos realizados
pelos educando.
Os profissionais da educação também foram orientados como
realizar o atendimento individual mediante a necessidade dos
alunos. Eles aprendem a ouvir a leitura dos alunos, observar a
escrita dos cadernos e realizar conversas motivacionais.
Conforme a coordenadora estadual do Pnaic, Eunice Negris
Lima, o assessoramento possibilitou uma maior aproximação
com a dinâmica de sala de aula. “O entendimento sobre o modo
como as crianças se comportam diante das atividades propostas,
o planejamento do professor com vistas a contemplar os
diferentes percursos de aprendizagem e, principalmente,
a organização de sequências didáticas, visam à formação de
leitores para o exercício da cidadania”, afirma.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário