terça-feira, 22 de setembro de 2015

Atividades diferenciadas dão toque especial às aulas de Matemática


21/09/2015 - 16:31
 
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Na Escola Estadual Honório 
Fraga, localizada em Colatina,
 os alunos das 7ª séries do 
Ensino Fundamental estão cada
 vez mais animados em
 aprender Matemática. Durante o
 mês de agosto, os 
estudantes construíram
 jogos matemáticos 
envolvendo conteúdos como Álgebra, Geometria e a
 Matemática Comercial.

Os estudantes se organizaram em grupos e construíram jogos
 da memória, dominó notável, trilha de fatoração e boliche 
das equações, abordando os conteúdos de polinômios, 
produtos notáveis, fatoração, porcentagem e equações do 1ºgrau.

De acordo com o professor Ivan Prates, os alunos apresentaram 
os trabalhos para os colegas das outras turmas e, com isso, 
puderam assimilar de forma mais eficaz os conteúdos 
aprendidos. “Eles são muito dedicados, vejo que se esforçam
 ao máximo para realizar as atividades avaliativas. Dessa forma,
 fica mais fácil assimilar a matéria vista durante as aulas”, afirmou.

O aluno João Pedro Galina contou sobre a experiência de
assistir a apresentação das outras turmas. “Os jogos foram
 ótimos, pois é uma forma de entender melhor o conteúdo. Além
 disso, observei que os alunos tiveram muita organização, o que
 nos trouxe várias aprendizagens”, disse.

Matemática e Meio Ambiente

Os alunos da 8º série do Ensino Fundamental da Escola
 Estadual Araribóia, localizada em Pancas, participaram do 
projeto “O uso racional da água e da energia elétrica: um tema
 da Matemática”. O trabalho apresenta a aplicação dos
 conhecimentos da Matemática para a resolução do problema 
da falta de água.

Em sala de aula, os estudantes aprenderam sobre o 
tema sustentabilidade, utilizando cálculos da conta de energia 
elétrica, produção de gráficos, pesquisa na comunidade e entrega
 de panfletos com dicas de economia de água. A iniciativa partiu
 da professora Jaqueline Dias da Silva, com o objetivo de
 facilitar a compreensão e a ficção do conteúdo estudado 
em suas aulas.

Segundo ela, a relação entre a Matemática e o estudo do
 meio ambiente proporciona a avaliação dos prejuízos e 
ajuda a projetar soluções. “O objetivo desse evento é fazer com 
que eles aprendam a preservar o meio ambiente. Quero construir
 uma consciência ecológica dentro da escola.”, finalizou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier
vbcamargo@sedu.es.gov.br / fpzambrone@sedu.es.gov.br / faxtamara@sedu.es.gov.br
Texto: Emanoele Rocha

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