Na Escola Estadual Honório
Fraga, localizada em Colatina,
os alunos das 7ª séries do
Ensino Fundamental estão cada
vez mais animados em
aprender Matemática. Durante o
mês de agosto, os
estudantes construíram
jogos matemáticos
envolvendo conteúdos como Álgebra, Geometria e a
Matemática Comercial.
Os estudantes se organizaram em grupos e construíram jogos
da memória, dominó notável, trilha de fatoração e boliche
das equações, abordando os conteúdos de polinômios,
produtos notáveis, fatoração, porcentagem e equações do 1ºgrau.
De acordo com o professor Ivan Prates, os alunos apresentaram
os trabalhos para os colegas das outras turmas e, com isso,
puderam assimilar de forma mais eficaz os conteúdos
aprendidos. “Eles são muito dedicados, vejo que se esforçam
ao máximo para realizar as atividades avaliativas. Dessa forma,
fica mais fácil assimilar a matéria vista durante as aulas”, afirmou.
O aluno João Pedro Galina contou sobre a experiência de
assistir a apresentação das outras turmas. “Os jogos foram
ótimos, pois é uma forma de entender melhor o conteúdo. Além
disso, observei que os alunos tiveram muita organização, o que
nos trouxe várias aprendizagens”, disse.
Matemática e Meio Ambiente
Os alunos da 8º série do Ensino Fundamental da Escola
Estadual Araribóia, localizada em Pancas, participaram do
projeto “O uso racional da água e da energia elétrica: um tema
da Matemática”. O trabalho apresenta a aplicação dos
conhecimentos da Matemática para a resolução do problema
da falta de água.
Em sala de aula, os estudantes aprenderam sobre o
tema sustentabilidade, utilizando cálculos da conta de energia
elétrica, produção de gráficos, pesquisa na comunidade e entrega
de panfletos com dicas de economia de água. A iniciativa partiu
da professora Jaqueline Dias da Silva, com o objetivo de
facilitar a compreensão e a ficção do conteúdo estudado
em suas aulas.
Segundo ela, a relação entre a Matemática e o estudo do
meio ambiente proporciona a avaliação dos prejuízos e
ajuda a projetar soluções. “O objetivo desse evento é fazer com
que eles aprendam a preservar o meio ambiente. Quero construir
uma consciência ecológica dentro da escola.”, finalizou.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário