terça-feira, 22 de setembro de 2015

Agricultores de Cariacica mais próximos da certificação orgânica

IMG_3400 copiar


Os agricultores cadastrados para a certificação orgânica participaram de mais etapa do processo de readequação dos produtos agroecológicos para selo orgânico. A assinatura para oficializar o requerimento da vistoria técnica da certificadora nas propriedades aconteceu nesta segunda (21), no espaço da Igreja Católica de Roda D’água.
Para fomentar a certificação dos produtores, que já desenvolvem técnicas de cultivo agroecológico, sem o uso de agentes químicos, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Economia Solidária (Semapes) com o suporte da Incaper desenvolvem junto aos agricultores planos de manejos que acompanham as conformidades exigidas pelos órgãos com responsabilidade de emissão dos certificados. Além da assistência técnica para a reestruturação da propriedade e visita de profissionais da certificadora.
A partir da parceria com a Semapes e Incaper, o Sebrae está oferecendo suporte aos produtores, disponibilizando o recurso para custear 90% do valor cobrado para 23 produtores rurais, sendo responsabilidade do agricultor 10% do custo da certificação, incentivando o desenvolvimento da agricultura orgânica no município. Em Cariacica, 10 produtores já apresentam o produto certificado com o selo “Chão Vivo” e, outros 21, trabalham pela organização de controle social.
No encontro com os 23 agricultores, a equipe do Sebrae e da certificadora Chão Vivo –Associação de Certificação de Produtos Orgânicos do Espírito Santo orientaram os produtores para o processo de certificação com ênfase para a auditoria nas propriedades, que precisam acompanhar as exigências. Na inspeção técnica, os agricultores devem se adequar as conformidades que garantam a qualificação orgânica do produto, como adubação, aspectos ambientais, barreiras vegetais, manejo do solo, aspectos sanitários, além dos aspectos ligados ao fator social. Seguindo as conformidades, até o fim deste ano o agricultor já consegue usar o selo de produto orgânico.
IMG_3419 copiarO produtor rural de Roda D’Água, Antônio Pereira dos Santos, o Seu Toninho, é dos produtores que comemora o suporte oferecido para regularização dos seus produtos com selo de orgânico. Seu Toninho trabalha com os produtos: banana, couve, limão e café e entrega a produção para o PAA e feiras do município.
“Na minha propriedade já tem muito tempo que não utilizo agrotóxico, utilizando adubos naturais para conseguir o cultivo de produtos mais saudáveis. Isso é algo que estamos buscando há algum tempo. O suporte dos técnicos também me ajudou a colocar em prática medidas para a valorização do produto. A expectativa é que a minha propriedade atenda as exigências da certificação para conseguir provar que sou produtor orgânico.”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário