quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Morador de rua é encaminhado a serviço de acolhimento em Cachoeiro

Na unidade, ele receberá amparo de psicólogos e assistentes sociais, dentre outros profissionais


As secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus) concluíram mais uma etapa da ação conjunta de atendimento a um homem que há anos vivia em situação de rua em Cachoeiro, na localidade de São Simão. Nesta quarta-feira (23), ele foi encaminhado do centro de saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), onde estava sob cuidados médicos desde segunda (21), para a Casa de Passagem “Madre Tereza de Calcutá”, no bairro Independência.

“Felizmente, seu laudo clínico foi positivo, o que tornou possível conduzi-lo para a unidade, visto que nenhuma alteração foi apresentada em seus exames, principalmente o de escarro, que descartou a possibilidade de tuberculose, conforme suspeitávamos”, explica a coordenadora do serviço de acolhimento do município, Lílian Ribeiro, frisando que o próximo passo dessa ação será resgatar a identidade pessoal e social do homem, que se diz chamar Joaquim Ferreira Filho.

Ela também ressalta que na casa – que é mantida por meio de parceria entre prefeitura e Cáritas Diocesana – Joaquim receberá o amparo de profissionais de várias áreas, como psicólogos e assistentes sociais. “Também iremos submetê-lo a novos tipos de avaliações médicas e, ainda, buscar informações para ver se ele terá direito a receber benefícios. Enfim, todo o trabalho estará focado no restabelecimento de sua vida social”, acrescenta a coordenadora.

Acompanhado desde o mês de junho, quando seu caso foi denunciado ao município, o ex-morador em situação de rua foi levado nesta segunda para o PPG por meio de uma abordagem conduzida pelas coordenadoras do Serviço de Acolhimento e de Saúde Mental, que contaram com o reforço de um psicólogo da Semdes, de uma médica e de uma enfermeira da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Jardim Itapemirim.




Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário