quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sesa inaugura projeto de doação e empréstimo de livros em geladeira reaproveitada

O conceito de saúde em sua amplitude significa também estar em um ambiente acolhedor e de interação entre as pessoas. Combinado ao incentivo à leitura e à preservação ambiental, o projeto “Geladoteca Conserve essa Ideia”, vai preencher o hall da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na Enseada do Suá. A iniciativa, que teve início nesta quinta-feira (24), possibilita a quem circula pela sede doar e pegar livros em uma geladeira reaproveitada. A inauguração contou a presença dos servidores, subsecretários e exposição de pinturas e artesanato do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cidade.
O subsecretário de Estado da Saúde de Gestão Estratégica e Inovação, Silvio Machado, parabenizou a equipe que se empenhou para concretização do projeto e ressaltou que é uma ideia inovadora de baixo custo, mas de grande impacto. “Aqui encontramos a solidariedade, pois pode ser doado conhecimento e informação para que o outro também possa se apropriar. Envolve também a auto responsabilidade, pois cada um vai levar e trazer livros. Além de ser um exemplo simbólico importante de valorizar o conhecimento”, afirmou o subsecretário.  
Cerca de 200 livros foram dispostos para quem desejasse ‘degustá-los’. A arrecadação foi feita inicialmente pelos servidores do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (Nuefs) da Sesa, mas a proposta é manter a rotatividade, pois quem pegar emprestado também pode doar, e vice versa.
“A ideia é que seja criada uma autogestão da Geladoteca. Não haverá um controle de empréstimos. As pessoas que pegarem os livros poderão ficar com eles, devolvê-los após a leitura e ainda trazer novos exemplares para substituir os que foram levados. O importante é que a leitura e o conhecimento sejam compartilhados”, explica Andrey Mozzer,chefe do Nuefs e responsável pelo projeto na Sesa.
Segundo Mozzer, o projeto Geladoteca é promovido pelo Instituto para Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento de Ações Sociais (Invidas), uma organização não governamental, em parceria com a Associação Comunitária de Jardim Camburi, que aproveita geladeiras não utilizadas para receber livros doados. “A Secretaria de Estado da Saúde achou interessante introduzir essa proposta na instituição porque ela vai ao encontro da necessidade de humanizar os espaços públicos e tornar os ambientes do Sistema Único de Saúde mais acolhedores”, ressalta Andrey Mozzer.
A geladeira foi pensada para ser também uma atração à parte. Pintada pelo artista plástico Márcio Vaccari, ela traz entre suas imagens uma prateleira de livros localizada no peito do super-homem. Segundo Vaccari, o conceito para a pintura surgiu da ideia de que as pessoas se tornem mais poderosas a partir da leitura.
“Partimos da concepção de que a geladeira se tornasse atraente por si só, que fosse pintado algo que convidasse as pessoas a tirar um livro. Foi a junção de torná-la atraente e o conceito de que a força pode vir do conhecimento”, explica Márcio Vaccari, que também é professor e músico.
Já com exemplares de Zélia Gattai e Philip Roth na mão, a servidora da Sesa Natercia Reis Itaboraí, ficou empolgada com a iniciativa. “Achei ótimo. Leitura abre os horizontes e a mente. Além disso, será proporcionado um espaço de convivência e troca de ideias. Se você não conhece o livro, alguém pode indicar”, conta Natercia, que recebeu indicação das obras de uma colega, também servidora da Sesa.
Exposição
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também recebe nesta quinta-feira (24) uma exposição de obras de arte e artesanato produzidos pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Cidade, em Cariacica.
As 11 pinturas em tela, uma em madeira e objetos de decoração são resultado de atividades desenvolvidas no CAPS e fazem parte de uma perspectiva humanizada de tratamento de pessoas com transtornos mentais. A exposição fica até as 16 horas no hall da sede da Enseada do Suá, em Vitória.
Projeto

Caso você queira conhecer mais sobre o Projeto Geladoteca, entre em contato com o Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Nuedrh), Comissão de Humanização, pelo telefone 3324-9143.

Nenhum comentário:

Postar um comentário