sexta-feira, 6 de março de 2015

TEMPORAL CAUSOU TRANSTORNOS EM CASTELO



Uma chuva forte atingiu Castelo no meio da tarde de quinta-feira, dia seis de março, onde durante 44 minutos foram registrados 66 milímetros de chuva, o previsto para uma semana inteira, e com muitas rajadas de vento. O temporal pegou muita gente de surpresa e a Defesa Civil do Município chegou a interditar a delegacia da cidade. Além disso, uma família ficou desalojada e precisou passar a noite na casa de vizinhos. Residências foram destelhadas, o prédio dos Correios sofreu avarias, seis árvores caíram, houve queda de barranco e vários alagamentos, tudo dentro da cidade.


"A quantidade de chuva era prevista pelo Incaper, porém diluída em uma semana, mas veio tudo de uma vez só. Pelo volume de chuva e o tempo decorrido, além do vento, pegou muita gente de surpresa. O CENAD, que é o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, em Brasília chegou a nos emitir um alerta sobre o risco moderado de inundações para Castelo", informou Lúcio Cesconetti, Coordenador da Defesa Civil, dizendo ainda que o prédio dos Correios também foi danificado, e uma equipe de engenheiros dos da empresa passou a manhã fazendo uma avaliação do imóvel, verificando se o funcionamento vai continuar no mesmo local ou se será preciso mudar para outro local.

Na delegacia a água invadiu salas, o forro do teto caiu em alguns locais e muitos computadores e documentos ficaram encharcados de água, que danificou também a parte elétrica do prédio. A Defesa Civil do Município pediu para cortar a eletricidade do prédio, para evitar maiores danos. Segundo informações da Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira, a perícia esteve no local, fazendo um levantamento do que foi danificado ou perdido. Os atendimentos de ocorrências serão feitos provisoriamente na sede da Polícia Militar. Alguns comércios e casas também foram inundados, mas sem registro de grandes prejuízos.

A manhã desta sexta-feira foi de muito trabalho para os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, já que muita lama se acumulou por ruas e avenidas da cidade. "Ontem mesmo realizamos a retiradas das seis árvores que caíram e hoje limpamos toda a lama da área central e dos bairros, galhos de árvores que quebraram, além de lavar as ruas. Efetuamos a limpeza com o mínimo de água possível, para economizar, pois é tempo de escassez", informou o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Dimas Luzório.


"Foi um volume muito grande de chuva e não teve como dar vazão a toda água de imediato, deixando bastante sujeira e lama. Agradeço as Prefeituras de Venda Nova do Imigrante e de Conceição do Castelo, que neste momento de necessidade nos ajudaram com o empréstimo de caminhões pipa, e funcionários, para que pudéssemos efetuar a limpeza de forma mais rápida e eficaz  da cidade", agradeceu o Prefeito Jair Ferraço.

Segundo informações do Incaper, esta sexta-feira será de sol entre algumas nuvens, com pancadas de chuva a partir da tarde, entre o Caparaó e o Centro Sul da Região. Nas demais áreas, sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva. Em casos de emergência, os moradores podem ligar para os seguintes telefones da Defesa Civil de Castelo: (28) 98114-3577 ou 99886-2256.







Fotos: Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário