terça-feira, 31 de março de 2015

Guarda Municipal já recolheu sete carros abandonados em Vitória



Yuri Barichivich
Retirada de carro abandonado em rua de Vitória
Carros abandonados estão sendo guinchados pela Guarda Civil Municipal(Ampliar imagem)
Os veículos abandonados estão com os dias contados nas vias da capital. Desde a última terça-feira (24), quando os trabalhos de guincho foram iniciados, a Guarda Civil Municipal de Vitória já recolheu sete carros em toda a cidade.
Embora não estivessem em local irregular, os veículos retirados apresentavam sinais evidentes de abandono, o que pode favorecer a proliferação de mosquitos e ratos e servir como abrigo para pessoas em situação de rua.
Com o recolhimento, evita-se que eles virem depósitos de lixo e água parada, dificultem a livre circulação de pedestres e comprometam o trânsito. Por conta desses problemas, a Prefeitura de Vitória criou uma lei específica para o recolhimento dos veículos abandonados, uma vez que não há previsão para esses casos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o coordenador de trânsito da Guarda, Leonardo Mattos Campello, os recolhimentos estão ocorrendo em diferentes bairros. " Já retiramos veículos dos bairros Jardim Camburi, Romão e Ilha de Santa Maria, mas também temos casos na Grande São Pedro, que tem um número considerável de carros nessa condição".

Carros identificados

André Sobral
Carros Abandonados
Veículos com sinais evidentes de abandono são recolhidos(Ampliar imagem)
A Guarda Civil Municipal já identificou 70 carros em estado de abandono em toda a cidade e seus proprietários estão sendo notificados para que os retirem em até 48 horas, sob risco de recolhimento.

Sinais evidentes de abandono

Os veículos com sinais evidentes de abandono ou impossibilidade de deslocamento com segurança estacionados no mesmo lugar por mais de 15 dias estão sendo removidos pela Prefeitura de Vitória e encaminhados para um pátio de depósito na Rodovia do Contorno, em Cariacica, após a notificação aos proprietários.
Os carros que estiverem parados no mesmo local por mais de 30 dias também serão retirados. Antes da remoção, no entanto, os proprietários são notificados, por meio de correspondência, para retirar o carro da via no prazo de dois dias. Se o dono do veículo não for localizado, a notificação será feita através de edital.
O veículo permanecerá no pátio até a sua restituição ao proprietário, o que somente acontecerá após o pagamento de taxas em atraso e despesas de remoção e estadia. Caso o proprietário não busque o carro em até 90 dias, o veículo será encaminhado para os procedimentos de leilão público.
Qualquer pessoa que identificar um veículo em estado de abandono pode denunciar por meio do Fala Vitória 156.

Informações à imprensa:

Vinícius Yungtay (vfyungtay@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-3009 / 98889-5563
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário