quinta-feira, 26 de março de 2015

Projeto De Olho no Óleo inclui mais 62 bairros da Serra


Ação integra as comemorações do Dia da Água
Márcio Scheppa
Entre as dicas para uma vida mais saudável está a diminuição do uso de óleo de cozinha no preparo dos alimentos. E se o assunto são os cuidados para a preservação do meio ambiente, é preciso estar atento também para a forma segura de descartar o óleo usado, mesmo que em pequena quantidade.
Divulgação PMSParticipantes demonstraram interesse em saber mais sobre o projeto
Foi pensando na destinação correta deste tipo de material que a Prefeitura da Serra lançou no segundo semestre de 2014 o projeto De Olho no Óleo. Na noite desta terça-feira (24), foi apresentada a ampliação do projeto, que em 2015 deve incluir outros 62 bairros do município, das regiões de Laranjeiras, Civit e Praia.
Cerca de 40 pessoas participaram da solenidade, realizada no Centro Comunitário de Jardim Limoeiro. O evento integrou a programação de uma semana inteira dedicada ao Dia Mundial da Água - 22 de março.
Além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também estavam presentes representantes da Arcelor Mittal e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Ideses), parceiros na iniciativa.
Destinação correta
No ano passado, 22 bairros aderiram ao De Olho no Óleo, com 580 residências participantes e 2.042 litros de óleo destinados corretamente. A Prefeitura faz a organização de um sistema comunitário de coleta,  fornece bombonas e coletores individuais e realiza oficinas de produção de sabão, entre outras ações.
A coleta do óleo domiciliar protege os recursos hídricos, evita problemas no sistema de esgoto, gera renda e reduz os impactos ambientais. O descarte pela pia, vaso sanitário ou ralo compromete o abastecimento de água e a vida aquática. O o óleo também não deve ser jogado no solo, pois causa mau cheiro e atrai insetos, além de poder atingir o lençol freático.
Confira alguns detalhes da metodologia:
-A Prefeitura é responsável pela organização de um sistema comunitário de coleta e por incentivar a participação das associações de moradores;
-A Prefeitura fornece as bombonas e coletores individuais, já as associações ficam responsáveis pelos pontos de coleta e pelo cadastro dos moradores;
- Também é de responsabilidade da Prefeitura a realização de oficinas de produção de sabão, um dos destinos do óleo usado. Empresas produtoras de detergente também têm interesse no produto;
Como participar
Procure a Associação de Moradores do seu bairro, colete seu resíduo de óleo de fritura e destine corretamente.
1º passo: espere o óleo esfriar na panela;
2º passo: despeje o óleo em uma garrafa pet usando um funil;
3º passo: feche a garrafa para evitar odores e atrair insetos;
4º passo: limpe a panela e o funil com um guardanapo e descarte-o no lixo orgânico;
5º passo: leve a garrafa cheia ao posto de entrega mais próximo.

CRÉDITOS: Secretaria de Meio Ambiente | 26/03/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário