sexta-feira, 27 de março de 2015

Programa Reflorestar é apresentado a agricultores em Mucurici

Incaper

27/03/2015 - 15h16min

Cerca de 50 produtores rurais participaram de uma palestra sobre o Programa Reflorestar, na última quinta-feira (26), no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), município de Mucurici. A representante do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Cláudia Carvalho de Mello, e os representantes de uma das empresas responsáveis pela elaboração dos projetos do programa estadual Reflorestar na região Norte capixaba participaram da atividade.

Na ocasião, a representante do Iema fez uma abordagem do programa, apresentando para os produtores o seu objetivo, regras de participação e as vantagens econômicas e ambientais já constatadas em uma propriedade piloto. Foram apresentadas algumas das seis modalidades do programa e o pagamento por serviços ambientais de algumas delas sendo que, ao término da reunião, foram sanadas dúvidas dos produtores e apresentada a empresa que atuará na elaboração dos projetos. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também atuará na elaboração dos projetos e acompanhamento das áreas.

Para o extensionista do Incaper, Felipe Lopes Neves, a região Norte do Estado do Espírito Santo possui poucas áreas reflorestadas ou preservadas e o município de Mucurici, em todo o seu território, possui muitas nascentes e beira de córregos que necessitam se adequar ao novo código florestal. “O escritório local do Incaper, juntamente com as secretarias municipais de agricultura e meio ambiente e os sindicatos, estão mobilizando os produtores para que haja uma adesão ao programa e os proprietários de terras possam adequar suas áreas ao novo código florestal, já que o prazo para o cadastro ambiental rural (CAR) das propriedades em todo o país termina no dia 06 de maio”, falou Felipe.

Participaram da reunião, além dos produtores, prefeito municipal, representantes da câmara municipal de vereadores, técnicos do Incaper, secretários municipais, presidentes dos sindicatos dos trabalhadores e patronal, presidentes de associações e público em geral. 

Programa Reflorestar

O programa Reflorestar visa ampliar a área de Mata Atlântica em todo o Estado utilizando o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como estímulo para o reconhecimento dos produtores rurais que protegem ou recuperam suas áreas de florestas. O programa apoia seis modalidades, três de conservação e/ou recuperação e três que buscam associar proteção com retorno econômico.


Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Luciana Silvestre
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário