terça-feira, 31 de março de 2015

Projeto para controlar natalidade de cães de rua em Alfredo Chaves


A Prefeitura de Alfredo Chaves irá inaugurar na próxima quarta-feira, 01 de abril, o Centro de Controle de Natalidade Animal. A iniciativa vem sendo implantada pela Secretaria Municipal de Saúde e objetiva diminuir a quantidade de cães que vivem pelas ruas da cidade. A solenidade de inauguração irá acontecer a partir das 9h, no local, na Fazenda Municipal.

Para isso, a prefeitura finalizou a construção de um espaço com baias, sala de cirurgia e administrativa na Fazenda Municipal. Um veterinário e técnicos da Secretaria irão comandar os trabalhos no novo espaço. Servidores da Secretaria Municipal de obras estão dando os últimos acabamentos para iniciar o funcionamento do local.

De acordo com a veterinária responsável pelo projeto, Érica de Paula Lafayette, a ideia é castrar cerca de vinte e cinco animais por mês e reduzir o quantitativo de cachorros, que ficam pelas ruas da cidade. “A grande parte desses animais foi abandonada e fica vagando pelas ruas”, disse Lafayette, explicando que a quantidade de castrações mensais não pode ser maior devido a permanência do animal para tratamento pós-cirúrgico. 

Os animais serão capturados e após serem castrados, ficarão em observação por um período de quinze dias no espaço, depois, serão novamente soltos no local de origem. “Não temos como ficar com esses animais, iremos trabalhar em parceria com a população para que esses bichos sejam adotados”, esclarece a veterinária. “Depois de castrados, tanto os machos como as fêmeas, não irão mais procriar e isso facilita também que sejam adotados”, conta.

Para a execução do projeto, o município, segundo a secretária de Saúde, Gabrielle Roveta Melo, investirá cerca de R$ 13 mil mensais. “É um serviço caro, teremos que comprar equipamentos, rações e realizar diversos procedimentos, além da contratação de outros profissionais para manutenção do projeto”, explica.

Conforme Melo, o primeiro recolhimento de animais será no dia 06 de abril. “A partir desse dia, iremos recolher todos os animais de rua. Por isso a importância de todos os donos de cães devem manter seus animais presos”, lembra.

Identificação dos animais
Os responsáveis pelo Centro de Controle de Natalidade Animal pedem que os proprietários de cães identifiquem com coleiras e não deixem seus animais soltos na rua. “Pedimos para que os animais sejam mantidos em seus quintais e casas, iremos capturar para castração todos os animais que estiverem pelas ruas”. Segundo a titular da Secretaria de Saúde, os animais capturados ficarão três dias no centro, após esse período, se o dono não aparecer, ele será castrado.



Dirceu Cetto
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: 27 3269-2724 / 98892-6411

Nenhum comentário:

Postar um comentário