terça-feira, 31 de março de 2015

Alunos de Cmei na Enseada do Suá, Vitória, aprendem brincando sobre alimentação saudável


Publicada em 31/03/2015, às 10h30

Divulgação Seme
Projeto alimentação saudável Cmei
Alunos do Cmei Dom João Batista Motta e Albuquerque brincaram de fazer moqueca colocando os ingredientes na panela de barro
Divulgação Seme
Projeto alimentação saudável Cmei
Pequenos fizeram pescarias utilizando peixes de papel durante as atividades do projeto de alimentação saudável
A alimentação saudável já faz parte das ações do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom João Batista Motta e Albuquerque, na Enseada do Suá, há alguns anos. As atividades acontecem sempre no mês de março e visam à aquisição de hábitos saudáveis através de histórias, teatros, fantoches e atividades lúdicas e de movimento.
Aproveitando a semana da alimentação saudável e relacionando com o projeto institucional "Vitória, nossa Cidade, nosso lugar", os alunos estudaram a culinária degustando torta e moqueca capixabas e, ainda, aprenderam como as paneleiras de Goiabeiras fazem a panela de barro, através da história "Que panela esquisita, vovó Rita", de Ercilia Simões Braga, dramatizada pelos professores.
"Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, o trabalho das paneleiras. Foi muito interessante", contou a diretora do Cmei, Karla Denise Coelho Silva, que disse ainda que os alunos confeccionaram suas próprias panelas de barro com argila e papel machê, fizeram pescarias utilizando peixes de papel e também brincaram de fazer moqueca colocando os ingredientes na panela de barro.
"Iniciamos a semana com a contação da história "A sopa de pedra". A professora e os alunos do Grupo 6 visitaram as salas para contar a história e depois saborearam uma deliciosa sopa", relatou a diretora.

Famílias

Depois foi a vez das famílias participarem, informando e enviando para o Cmei a fruta preferida de cada criança, com o objetivo de trabalhar cor, forma, sabor, cheiro, quantidades, resultando numa deliciosa “Salada de frutas”.
Durante a semana, também foi explorada a história de fantoches "João Pedro e o médico", que conta a passagem de um menino que só comia arroz. Daí a mãe o levou ao médico e o garoto descobriu que seu prato precisava ser colorido para ele poder crescer forte e bonito. Nesse dia, as crianças saborearam um almoço divertido e colorido, construindo carinhas nos pratos.

Teatro

Os professores fizeram a apresentação teatral "Uma princesa diferente", que conta a história de uma princesa que não gostava de comer frutas e verduras e começa a passar mal. O príncipe não sabia mais o que fazer para ajudar e no final a princesa foi salva por uma fada que fez uma deliciosa sopa nutritiva.
"A narrativa ressalta que alimentos como frutas e verduras são saudáveis e bem mais baratos, representando a economia. Agora, assim como a princesa, os alunos poderão frequentar mais parques, praias e passeios com bastante saúde. No fim, os alunos ainda participaram de um piquenique no Parque Pedra da Cebola", contou Karla.
"Para finalizar a semana tivemos movimento com aula de zumba kids, onde as crianças tiveram a oportunidade de trocar experiências com outras turmas, dançando muito e queimando calorias", concluiu.
Divulgação Seme
Projeto alimentação saudável Cmei
Alunos e pais participaram de piquenique no Parque Pedra da Cebola
Divulgação Seme
Projeto alimentação saudável Cmei
Atividades reforçaram a importância de ter uma alimentação saudável


Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário