sexta-feira, 27 de março de 2015

Prefeitura de Nova Venécia investe no atendimento à saúde mental




O atendimento especializado em saúde mental funciona no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), no bairro Altoé.  O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, enfermeiro, clínico geral, assistente social e técnico de enfermagem.
As demandas mais atendidas envolvem alcoolismo, uso de narcóticos e transtorno mental, como a esquizofrenia, surtos e depressão.

O CAPS funciona como uma central de atendimento voltada para a saúde mental. Recebe demanda espontânea e também encaminhamentos provenientes das unidades de saúde. Dependendo do quadro clínico do paciente, o enfermeiro e técnico de enfermagem do CAPS realiza também atendimento domiciliar aos pacientes.

A política de saúde mental mudou no Brasil. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), criada pelo Sistema Único de Saúde, fortalece o atendimento ambulatorial. Se antes os pacientes eram “jogados” em depósitos humanos, excluídos da sociedade por meio da internação, hoje a prioridade é dar dignidade a essas pessoas, aproximando-os da família e do convívio social e focando no tratamento ambulatorial, sempre com o olhar atento das equipes médicas da rede municipal de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário