terça-feira, 31 de março de 2015

Cariacica prioriza consumo de produtos orgânicos para alimentação saudável

IMG_5432

  • postado em 31 mar 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Agricultura e Pesca e Economia Solidária - SEMAP
  • Fotos: Claudio Postay
  • Cuidados com a alimentação e mudanças de hábitos que afetam a qualidade de vida vêm à tona quando se celebra o Dia da Nutrição e Saúde, nesta terça (31). A data reforça a necessidade de se incorporar o consumo de produtos saudáveis, com uma dieta equilibrada, fornecendo variedade e quantidade de nutrientes para a saúde do corpo.
    Para conseguir uma alimentação mais natural, com ingestão de produtos com maior valor nutricional, a opção por alimentos orgânicos favorece a qualidade de vida. Além de evitar problemas de saúde ocasionados pela ingestão de produtos com substâncias químicas tóxicas,  a alimentação orgânica é mais nutritiva e saborosa e ainda contribui com o meio ambiente, evitando a erosão do solo e poluição da água.
    IMG_0971
    Arvelino Valério da Silva, 63 anos, é o primeiro produtor de tomate orgânico de Cariacica
    Em Cariacica, os produtores rurais recebem apoio e incentivo da Prefeitura, em parceria com a Incaper, quanto à produção de alimentos orgânicos. Apostando na cultura do tomate orgânico, Arvelino Valério da Silva trabalha há três anos na produção da espécie com técnicas orgânicas naturais e sem agrotóxicos. Incentivado a trabalhar com tomate orgânico por ser contra o uso de veneno e preocupado com a saúde de quem consome os alimentos, Arvelino aplica cuidados adicionais ao cultivo da espécie que é mais suscetível a pragas e doenças.
    Primeiro produtor de tomate orgânico no município, seu Averlino cultiva tomate em uma estufa de 500m², na região de Munguba, utilizando ações constantes para a preservação do produto. Embora exija um esforço para o manejo do tomate orgânico, Averlino indica que o retorno é positivo, com um adicional de 30% ao preço do produto. O agricultor produz cerca de 8 mil quilos de tomate por ano, sendo colhidos 3 a 4 mil unidades a cada mil pés de tomate.
    O produtor rural entrega a produção de tomate basicamente para a merenda escolar, além de entregar verduras e hortaliças para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Visando a qualidade do alimento comprado dos produtores, o PAA reforça a adição de produtos orgânicos ao banco de alimentos.
    IMG_8348 copiar
    Produtos entregues ao Programa de Aquisição de Alimentos
    Na previsão do PAA para 2015, 250 agricultores familiares estão cadastrados, sendo 29 agricultores orgânicos, quase 12% da quantidade total. Da variedade de 88 produtos, 28 apresentam características de orgânico, representando 31,8%.
    O programa reforça assim, a preocupação com a qualidade dos alimentos ofertados e repassados às entidades beneficiadas. A cada aquisição do programa, quase 30 toneladas de alimentos são compradas dos produtores rurais e doadas a projetos sociais do município, minimizando a insegurança alimentar.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário