quinta-feira, 26 de março de 2015

Instituto EDP divulga os projetos socioambientais que receberão apoio em 2015

Serão 12 iniciativas beneficiadas no Espírito Santo
Vitória, 25 de março de 2015 – O Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as iniciativas socioambientais do Grupo EDP, divulga a lista de projetos que receberão apoio em 2015. No Espírito Santo, serão 12 iniciativas selecionadas (listadas abaixo), com patrocínio das empresas de geração, comercialização e distribuição da EDP que atuam no Estado.Com foco em educação, cultura, esportes e meio ambiente, os projetos foram apresentados durante a sexta edição do Diálogos EDP Solidária, evento que reúne as 29 organizações apoiadas pela EDP em seis estados brasileiros, e marca o início das atividades do ano, acontece em Vitória e possui três dias de duração, sendo o término do nesta sexta-feira, 25. “Todos os anos selecionamos as ONGs que estejam alinhadas com nossos eixos estratégicos: Educação, Desenvolvimento Local, Combate ao Câncer Infantil, Cultura, Esporte e Consumo Consciente”, comenta Pedro Sirgado, diretor do IEDP.
No Espírito Santo, uma das parcerias é com a ONG Ateliê de Ideias que beneficiará famílias de baixa renda dos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, por meio dos“Bancos Comunitários”. Voltada para a geração de trabalho e renda para fomento das economias locais, a iniciativa prevê créditos destinados ao acesso a moradias seguras e confortáveis e apoio técnico para reforma de casas.
Na ocasião do Diálogos EDP Solidária, também será apresentada a agenda do EDP nas Escolas para 2015. O programa tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais. Desde sua criação em 2002, já beneficiou cerca de 160 mil jovens dos Estados de São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Balanço de 2014 do IEDP
Em 2014, as ações socioambientais da EDP, gerenciadas pelo instituto, beneficiaram mais de 3,6 mil pessoas no Espírito Santo por meio de projetos voltados às áreas de cidadania, conservação de nascentes de rios, estímulo à formação escolar, entre outros. Desde o início de suas atividades, em 2007, o IEDP atendeu, direta e indiretamente, mais de 304 mil pessoas nos Estados onde atua: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amapá, Pará, Tocantins, Ceará e Rio Grande do Norte.
Confira os projetos no Espírito Santo
Projeto
Instituição Responsável
Descrição
Abrangência
Arte e cultura, construindo a cidadania
ASSIUDS - Associação Iuniense para Desenvolvimento Social
Contribuir para o desenvolvimento de valores relacionados à colaboração, à solidariedade, disciplina, ao respeito e à vida, através da capoeira, dança e música.
Iúna
Convivendo com Arte
ACACCI - Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil
Foco é minimizar o impacto psicossocial e econômico provocado na família da criança e do adolescente com câncer.
Toda área de concessão da EDP no Estado
Projeto Iniciação Profissional

ACES Ação Comunitária do Espírito Santo
Objetivo é contribuir para a inclusão social de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
Vila Velha, Serra, Cariacica e Vitória
Projeto Vôlei Vida
Associação dos Moradores do Bairro de Guaranhuns
Oportunidade de acesso gratuito de crianças e adolescentes à modalidade de Voleibol, em áreas de risco social.
Vila Velha
Projeto Bancos Comunitários
Ateliê de Ideias
Foco é garantir a famílias de baixa renda o direito humano a moradia digna em seguras e confortáveis através do acesso a crédito e a conhecimentos e apoio técnico para reformar suas casas.
Cariacica, Marataízes, Vila Velha, Vitória e Serra
Projeto Animação
Instituto Marlin Azul
O Projeto Animação tem por objetivo utilizar o cinema de animação como instrumento de aprendizagem, desenvolvimento social e inclusão audiovisual de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública capixaba, vindos, em especial, de famílias em situação de exclusão.
Vitória e Domingos Martins
Projetos de Vida: Construções e Ressignificação
SECRI
Auxílio na elaboração de projetos de vida de adolescentes e jovens, ampliando o acesso às oportunidades de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Vitória
Saber Viver
ACES - Ação Comunitária no Espírito Santo
Contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio de ações educativas e socioculturais para o fortalecimento dos vínculos com a  família, a escola e a sociedade.
Aracruz
Psicoativa
Rochativa - Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do ES
Propõe levar atendimento psicológico individual para crianças e adolescentes inseridos nas escolas públicas contempladas pelos projetos da Rochativa e ministrar palestras para os pais nas escolas com a finalidade de estreitar a relação familiar.
Cachoeiro de Itapemirim
Brincando com Pipas
Evoluir
Trabalhar junto aos estudantes e professores os aspectos positivos da brincadeira com “Pipas”, promovendo a educação de estudantes para a importância de conduzir esta brincadeira de forma segura, evitando acidentes com a rede elétrica.
Iúna
Doces Nascentes Capixabas
Instituto Terra
Promover a recuperação dos ecossistemas naturais associados às nascentes, contribuindo para a manutenção dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Guandu, sub-bacia do Rio Doce, e promover o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Baixo Guandu
Recuperação de Nascentes/ Castelo
SAVAC
Realizar o diagnóstico de 40 (quarenta) nascentes já protegidas fisicamente no município de Castelo (ES), georreferenciá-las e desenvolver nestes locais melhorias em sua proteção física.
Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário