sexta-feira, 27 de março de 2015

Dia da Água: Parque Paulo César Vinha promove atividades para mais de 450 alunos

27/03/2015 - 14:11
 
Facebook Share Button

Divulgação Iema 
As atividades abordaram a importância do Rio Una que banha as comunidades da região
As atividades abordaram a importância do Rio Una que banha as comunidades da região
O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), situado em Setiba, Guarapari, já envolveu 335 alunos em atividades de conscientização na preservação e economia da água desde o último dia 16 e, outros 125 estudantes de escolas da região também vão participar das atividades na próxima semana. As ações de educação ambiental foram planejadas com tema “Rio Una” em comemoração pelo Dia Mundial da Água, celebrado anualmente no dia 22 de março, e são realizadas nas escolas.

A proposta do parque é sensibilizar ambientalmente a comunidade escolar do entorno da Unidade de Conservação (UC) que é gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Já participaram da programação do Dia da Água as escolas Otávio Pinto Ribeiro, Eugênio Deoclécio Borges e Campo Grande. As próximas contempladas pela programação serão a Celita Bastos Garcia, nesta sexta-feira (27), e a João Batista Celestino na próxima terça-feira (31) e quarta-feira (01).

O Rio Una passa pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba e sua bacia abrange as comunidades onde as cinco escolas participantes da programação estão inseridas. Segundo a técnica de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do parque, Juliana Dias Salgueiro, “é importante levar o conhecimento acerca desse recurso hídrico para esses alunos, pois, assim eles serão multiplicadores das informações adquiridas e toda a comunidade saberá como proteger e preservar o Rio Una”, afirma.

Durante a palestra em cada escola, foi feita uma experiência que mostra a importância da vegetação para as nascentes e na proteção do solo contra a erosão e prevenção do assoreamento.

“Foi usado um flanelógrafo e fotos para demonstrar as agressões sofridas pelo Rio Una nas comunidades por onde ele passa. Para maior interação com os alunos realizamos o Jogo do Rio, que consiste em perguntas e respostas sobre as informações repassadas nas atividades anteriores sobre o rio em que as peças do jogo são os próprios alunos”, explica a técnica Juliana.

Divulgação Iema

A técnica Juliana realiza experiência para mostrar a importância da vegetação para as nascentes e na proteção do solo contra a erosão e prevenção do assoreamento

Informações Adicionais:
Serviço:

- sexta-feira (27): atividades na escola Celita Bastos Garcia
- terça-feira (31) e quarta-feira (01): atividades na escola João Batista Celestino
Local: Guarapari/ES


Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV)

Com o propósito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, foi criado pelo decreto nº 2.993-N de 1990, com a denominação inicial de Parque de Setiba. Por meio da Lei nº 4.903 de 1994, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha, em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, morto em 1993, por atuar contra a extração de areia na região. Há uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia. O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas perecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.
Área aproximada: 1.500 ha.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012
Texto: Karol Mayra
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees

Nenhum comentário:

Postar um comentário