sexta-feira, 27 de março de 2015

Participação de adolescentes em orientação ao mercado tem destaque em março em Vitória

Publicada em 27/03/2015, às 17h18

Divulgação Semttre
Pessoas sentadas em auditório
Adolescentes recebem orientações em palestras para ingressar no mercado de trabalho
O mês de março foi movimentado para os adolescentes interessados em ingressar no mercado de trabalho. Palestras da Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador da Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda (Semttre) atraíram 120 menores entre 14 e 17 anos.
Foram dinâmicas com os temas "Orientação ao Mercado de Trabalho" e "Empreendedorismo", que estimularam a participação de adolescentes já inscritos no programa Adolescente Aprendiz. As atividades foram realizadas no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé. 
As palestras abordaram preparo de currículo na perspectiva de gestão de pessoas, comportamento em entrevistas, postura empresarial e visão social. Mostraram ainda o perfil do empregador atual, a importância da educação e a necessidade da frequência na escola, além da necessidade da busca de novos conhecimentos por meio de capacitação.

Informação

Segundo o gerente de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor, Robson Brandão Neves, a grande presença dos adolescentes em todos os encontros demonstrou a necessidade de informações e a vontade de buscar uma ocupação que complemente os estudos dos jovens.
A Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT) busca inserir jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na formalidade. "Desejamos que os jovens se capacitem e tenham mais possibilidade num mercado cada vez mais competitivo e em busca de talentos", afirmou a coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira

Empreender

Robson Neves destacou ainda que quanto mais cedo compreenderem a necessidade de empreender e transformar, melhor os jovens saberão criar e inovar no momento adequado.
O Programa Adolescente Aprendiz faz parte das ações da Semttre, em parceria com a Gerência de Encaminhamento ao Mercado (GEM) do Sine de Vitória.
O cadastro dos adolescentes é realizado todos os dias, nos Telecentros da capital, das 8 às 17 horas. No ato da inscrição, o adolescente deve apresentar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, comprovantes de residência e declaração escolar.

Visita

A visita domiciliar à casa do adolescente é realizada por um profissional de Serviço Social que verifica a situação sóciofamiliar e econômica do candidato. Essa avaliação tem por objetivo estabelecer prioridades para o encaminhamento ao mercado.
Por fim, com base em determinado perfil (sexo, idade e turno escolar ), a empresa solicita à coordenação do programa que envie adolescentes para participar do processo seletivo. O candidato não aprovado tem seu nome de volta ao banco de dados para futuras oportunidades.

Informações à imprensa:

Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6130 / 98889-5575
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário