segunda-feira, 30 de março de 2015

Ônibus consultório e mutirão de dentistas para atender estudantes em Cariacica

IMG_8234 copiar

  • postado em 30 mar 2015
  •  
  • Por 
  •  
  • em Saúde – SEMUS
  •  
  • Fotos: Claudio Postay
  • Ao lado da mãe Regiane da Silva Coutinho, 32 anos, o pequeno Pedro Henrique Coutinho, 6, cantarola a música “porque homem não chora”. O menino faz força para mostrar coragem e determinação enquanto aguarda sua vez para a terceira visita ao ônibus do Programa de Saúde Bucal “Cariacica Sorrindo Mais”. O veículo, totalmente adaptado, possui toda estrutura de um consultório odontológico e trata de crianças da rede de ensino municipal.
    No momento, o ônibus encontra-se estacionado ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ayrton Senna e realiza atendimento diário aos estudantes que precisam de tratamento dentário. Com paciência e habilidade, uma dentista e uma auxiliar realizam o trabalho enquanto tentam espantar o medo das crianças.
    IMG_8202 copiar“Para mim é um alívio encontrar um trabalho assim: bom e gratuito. Meu filho tem cárie desde os três anos de idade. Cheguei a tratar, mas é caro e não tive mais condições de fazer. Como ele está na fase de troca de dentes, terá a oportunidade de crescer com um sorriso saudável”, destaca Regiane Coutinho.
    Mas o trabalho não para por aí. Às quartas-feiras, uma das salas da escola transforma-se em consultório odontológico e, no local, é feito um mutirão. Oito dentistas realizam atendimento nas crianças com casos de menor gravidade. Para que isso aconteça, a equipe conta com consultórios portáteis.
    IMG_8193 copiar
    O programa atenderá até o fim de abril cerca de 170 crianças de três unidades: a Emef Ayrton Senna e seu anexo e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Larissa Pereira Batista, todos em Vista Mar. As próximas escolas que receberão a equipe de dentistas são: Emef Leonilda das Graças Langa, em Nova Valverde, Emef Stélida Dias, em Campo Grande, e Cmei Maria Aparecida Lacerda Moura, em Vera Cruz.
    “O programa será estendido a outras regiões também. Queremos alcançar o máximo de crianças possível. Estamos trabalhando em forma de mutirão para conquistarmos resultados rápidos e satisfatórios”, frisou a dentista Daniele Zavarize Uliana, uma das coordenadoras do programa.
    Programa
    A Secretaria de Saúde de Cariacica conta com o Programa de Saúde Bucal que designa dentistas às escolas para dar palestras a pais, alunos e professores, realiza orientação de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação de flúor e exame epidemiológico para classificação de risco.
    IMG_8237 copiarCom o “Cariacica Sorrindo Mais”, os dentistas aliaram a teoria ensinada nas unidades escolares à prática do consultório odontológico. “O programa trouxe a oportunidade de fecharmos o ciclo de nosso trabalho. Antes, identificávamos o problema mas não tínhamos como acompanhar o tratamento. Agora, podemos atuar em cima disso”, explica a dentista Andréa de Almada Valcuende.
    Ela exemplifica: “temos o caso de uma criança que caiu e quebrou dois dentes. Depois que for atendida pelo programa, será encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas do município”, destaca a dentista.
    Todos os profissionais que atuam no programa passaram por treinamento. O trabalho funciona como uma “linha de produção”, primeiro, um dentista visita a escola e faz uma avaliação prévia da saúde bucal de cada aluno. Ao detectar o problema, a escola emite um pedido de autorização de atendimento para que os pais da criança permitam o tratamento.
    Os casos mais simples são tratados no consultório portátil. Já os mais graves, são encaminhados para a unidade móvel odontológica. “Para mim, é um sonho realizado. Os dentistas estão bastante motivados com o resultado. Já estamos fazendo planos para novas ações com outros públicos”, ressaltou  a dentista Mércia Rita Schmitd, uma das coordenadoras do programa.
    IMG_8198 copiar
    “Meus filhos se queixavam de dor de dente. As cáries já estavam bem visíveis e eu não tinha dinheiro para tratar. Então, quando recebi a informação de que tratariam na escola e ainda sem pagar nada, dei graças a Deus. Sempre trabalhei fora e não tinha como fiscalizar a escovação dos dentes deles. Daí, acabou chegando a esse ponto. Depois do tratamento recebido no ônibus, serei mais rigorosa para que não aconteça de novo”, Danielle Cipriano Martins, 25 anos, mãe de Rebeca, 9, Robert, 8, e Ester, 4.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário