quarta-feira, 18 de março de 2015

Técnicos do Incaper participam de capacitação do Pró-Genética em Minas Gerais

Incaper

17/03/2015 - 16h41min

Um treinamento do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) foi realizado em Felixlândia, Minas Gerais, onde estiveram presentes 68 profissionais de 14 estados. E três técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram do evento: Bernardo Lima Bento de Mello, do escritório de Itaguaçu, Fabrízio Raggi Abdallah, de Alegre e Lázaro Samir Abrantes Raslan, de Ecoporanga.

O evento teve como objetivo apresentar um sistema de produção de leite desenvolvido em Minas Gerais, que promove aumento da receita do pecuarista somando a venda do leite ao valor do bezerro de corte de qualidade. A pesquisa é realizada há mais de 15 anos no manejo de um rebanho mestiço que traduz os conceitos do Pró-Genética, pois utiliza fêmeas F1 (meio sangue de raça especializada em leite e meio sangue zebu) para produção de leite e de bezerros de corte. 

“Foi muito importante participar dessa capacitação. É um método totalmente possível de ser implantado no Espírito Santo. É uma oportunidade de garantir a qualidade do rebanho, já que os animais tem uma qualidade garantida, são inspecionados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que realiza exame andrológico (garantindo animais férteis e prontos para cobertura) e faz teste de brucelose e tuberculose, doenças que comumente afetam os rebanhos”, afirmou o técnico do Incaper, Bermardo Lima de Bento de Mello.

Os estudos apresentados apontaram que vacas mestiças, além do aumento da produtividade, foram capazes de gerar bezerros de qualidade, quando considerados o ganho médio diário e o peso do desmame, podendo contribuir para a sustentabilidade da produção.

Bernardo destacou a importância do estudo quanto à garantia de qualidade do gado mestiço. “São animais que possuem uma maior rusticidade, apesar de não serem tão produtivos quanto os outros. São resistentes aos endo e ectoparasitas, além de serem resistentes ao clima tropical. Com a qualidade do rebanho garantida, o pequeno e médio produtor, que são o foco do Pró-Genética, tem uma possibilidade real de aumento de renda”, concluiu.


Programa Pró-genética

O programa teve início no Espírito Santo em 2009, com a primeira Feira de Touros Registrados, realizada em Ecoporanga. Tem por objetivo conscientizar o produtor da importância de um reprodutor de qualidade e facilitar o acesso a esses reprodutores a partir das feiras regionalizadas, onde são ofertados touros Puro de Origem (PO) com Registro Genealógico Definitivo (inspecionado pela ABCZ), Exame andrológico (garantindo animais férteis e prontos para cobertura) e Exame Sanitário (Teste de Brucelose e Tuberculose).

No programa, os órgãos de extensão rural, como o Incaper, são responsáveis pelo levantamento da demanda de touros da região, juntamente com os sindicatos, cooperativas e Secretaria de Agricultura.


Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Hércules Nascimento
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999 

Nenhum comentário:

Postar um comentário