terça-feira, 10 de março de 2015

Obras vão ampliar rede básica de saúde em Cachoeiro


Centro Municipal de Saúde receberá reforma geral de sua estrutura

Está em fase avançada a construção de quatro novas unidades básicas de saúde em Cachoeiro de Itapemirim, e outras quatro passam por reforma e ampliação. Com as obras, a prefeitura quer expandir sua rede básica de atendimento.
Os investimentos chegam a R$ 12,4 milhões. Pouco mais da metade dos recursos são do Ministério da Saúde, e o restante é de contrapartida do município. A expectativa é de que 37 mil moradores, de 34 bairros e distritos, sejam diretamente beneficiados.
“Por meio desse conjunto de intervenções, será possível levar o atendimento de qualidade a um número maior de moradores. Para as equipes de saúde, representa melhores condições de trabalho e de execução de programas que a prefeitura desenvolve nessas regiões”, destaca o prefeito Carlos Casteglione.

A unidade básica do bairro Abelardo Machado está com 85,5% de sua obra conclusa; a do Novo Parque, 74,1%; e a do Gilson Carone, 46,9%. A construção da unidade do Coramara, que tem adiantada 61,83% de sua obra, será retomada dentro das próximas semanas, com a finalização de seu novo processo licitatório.

Já as unidades do bairro Village da Luz e dos distritos de Burarama, de Córrego dos Monos e de Conduru estão sendo reformadas e ampliadas. Nestas duas últimas, a obra alcançou mais de 96% de sua execução.
Centro de Saúde terá banheiros adaptados

O Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, no bairro Guandu, também receberá melhorias, que vão preservar seu padrão arquitetônico. Os banheiros serão adaptados para uso adequado por pessoas com deficiência.
O prédio receberá reparos nas janelas e nas instalações hidrossanitárias, pintura geral, novos forros e vidros, substituição total de sua cobertura e reforma geral de seu laboratório.

A previsão é para que a licitação para as obras seja aberta nos próximos meses. Em novembro do ano passado, o local passou por reforma de sua rede elétrica.

Unidades de Pronto Atendimento
No bairro Marbrasa, está em andamento a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que também integra o conjunto de intervenções na rede básica de saúde de Cachoeiro. O prédio é erguido na rua Horacy Amarantes Mattos.

A capacidade da UPA é para atendimento a até 100 mil habitantes, e ela será referência para quem mora na região dos bairros Gilson Carone, IBC, Aeroporto, BNH, Boa Vista, Coramara, Jardim Itapemirim e Monte Cristo, até o limite com o município de Atílio Vivacqua.

Com a conclusão da obra, o Pronto Atendimento que funciona no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, no bairro Baiminas, servirá de referência para a outra parte da população da cidade, o que vai desafogar o atendimento no local.
A nova divisão vai permitir adequações no Paulo Pereira, como a separação da recepção e alteração no fluxo de atendimento. A terceira referência para atendimentos de urgência é o PA do distrito de Itaoca.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário