O ano letivo em Itapemirim teve início no último dia 04 de fevereiro e 1.211 crianças com idade de zero a quatro anos estão matriculadas nas creches e centros municipal de Educação Infantil (Cemei). Para atender as 12 unidades, a Administração Municipal conta com 230 professores e 32 apoios escolares, mas o número de profissionais tende a crescer, segundo a secretária de Educação, Adriana Paula Viana Alves.
O município planeja reformar e construir novas instituições de ensino para atender aos alunos que estão em lista de pré matrícula, visto que a demanda tem crescido consideravelmente: “Nossas instituições possuem boa infraestrutura e oferecem aos alunos ambiente de ensino de qualidade. O município tem todo o cuidado com a alimentação das crianças, nutricionista, como também professores de apoio a docência para atender aos alunos portadores de necessidades especiais”, garante.
O prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, afirmou que a Educação tem como principal função, formar no cidadão habilidades citadas nos pilares “Aprender a ser”, “Aprender a conhecer”, “Aprender a fazer” e, acima de tudo, “Aprender a conviver”: “Estamos investindo em todas as áreas da educação. Quanto à Educação Infantil, entendemos que é a primeira etapa da Educação Básica. É nesse período que a criança inicia o desenvolvimento de suas competências e habilidades físicas, motoras, intelectuais e sócio afetivas, pois a clientela atendida está na faixa de idade de 0 a 4 anos incompletos, adquirindo cuidados e ampliando os seus conhecimentos para que possa se tornar um cidadão pleno com autonomia e iniciativa para obter sucesso em sua carreira acadêmica e vivências”.
Atendendo litoral, área urbana e zona rural, as creches de Itapemirim são a “André Freitas de Oliveira” - Bairro Rosa Meireles, “Liryane Silva Coelho” - Córrego do Ouro, “Nassiria dos Santos Silva” - Campo Acima, “Vovó Jozina” - Piabanha do Norte (Retiro), “Itaoca” – Itaoca, “Bernadete Pinheiro Galante” – Gomes e, “Honorina Figueredo Peçanha” (Vovó Lora) - Joacima.
As cemeis são “Ailta de Almeida Lyrio” - Itaipava, “Gabriel Alves Peçanha da Silva” (com dois anexos) – Itaoca/Itaipava, “João Luciano da Rosa” – Graúna, “Mª Nélia Pereira de Melo” – Garrafão e, “Profª Maria da Penha Ribeiro Machado” – Sede.
DRT-ES 2.141/07 JP
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Itapemirim





Nenhum comentário:
Postar um comentário