sexta-feira, 20 de março de 2015

Gabinete de Gestão Integrada Ambiental discute energia limpa em Vitória

O Gabinete de Gestão Integrada Ambiental (GGIA) se reuniu outra vez, na tarde desta quinta-feira (19), na sala anexa ao gabinete do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, para discutir, principalmente, as questões em torno da crise hídrica, o que fazer para gerar energia limpa e, consequentemente, economizar água.

O presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Wilmar Barroso Barbosa, deu sua contribuição expondo informações sobre a sustentabilidade na indústria.
Wilmar falou da preocupação ambiental do setor industrial, que apresenta um crescimento vertiginoso, mostrou ideias “economicamente viáveis, ecologicamente corretas e socialmente justas” no setor e os investimentos em inovação de produtos e processos produtivos mais “limpos”.
Um dos exemplos citados por Wilmar foi o da empresa de açúcar e álcool Linhares Agroindustrial S/A (Lasa), que é proprietária de uma central termelétrica com potência instalada de 3.200kW.
“A caldeira utilizada para geração de energia é alimentada pelo bagaço, palha e ponta da cana-de-açúcar. A energia produzida pela termelétrica é suficiente para alimentar toda a empresa. Ainda para este ano, a empresa possui um projeto de aumentar a produção de energia para comercialização”, disse Wilmar, que também discorreu sobre as indústrias de papel e celulose e da produção de cimento.
GGIA também discutiu a possibilidade de instalação de placas de captação de energia solar nas residências e pretende avançar ainda mais nesse tema.
Na opinião do prefeito Luciano, o Gabinete de Gestão Integrada Ambiental começa a discutir a geração de energia domiciliar para, possivelmente, disponibilizar na rede fazendo com que as pessoas, em vez de somente consumirem, possam oferecer energia.
Coordenado pelo prefeito, o grupo trouxe muitas ideias para a mesa de discussão. O GGIA é integrado por especialistas e técnicos de órgãos ambientais do Estado e dos municípios de Vitória e Domingos Martins, além de empresas privadas, Sebrae-ES e o Ministério Público Estadual (MPE).
A partir de agora, o GGIA vai se reunir todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, sempre das 15h às 18h. Os próximos encontros, portanto, estão marcados para o dia 16 de abril e 21 de maio, respectivamente, quando serão tratados temas como arborização, pó preto, uso da água, coleta de resíduos sólidos, tratamento de esgoto e energia limpa.

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória | Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129
Com edição de Deyvison Longui


Nenhum comentário:

Postar um comentário