quarta-feira, 18 de março de 2015

Cachoeiro terá encontro sobre políticas para a educação a distância


O secretário estadual Guerino Balestrassi participa do evento, no centro da cidade

Por meio de parceria entre o governo do estado e a prefeitura, Cachoeiro de Itapemirim recebe, nesta quinta-feira (19), um encontro sobre Políticas Públicas para a Educação a Distância. O início está agendado para as 19h30, no Caçadores Carnavalescos Clube, centro da cidade.
O objetivo é analisar as políticas públicas no país que permeiam a educação a distância, por meio da exposição dos principais desafios vivenciados pelas instituições e alunos e a sugestão de possibilidades para transformações nessa realidade.
Coordenam as atividades a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pela Subsecretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. O titular da pasta estadual, Guerino Balestrassi, é presença confirmada, bem como do prefeito Carlos Casteglione.
O patrocínio é da Viação Itapemirim, e o apoio, da Universidade Paulista (Unip) Interativa, Universidade de Uberaba (Uniube), Yes Alternativo, Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Faculdade Educacional da Lapa (Fael), todas de ensino privado e com polo em Cachoeiro, além do polo municipal da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os cursos à distância são um fenômeno relativamente novo na educação brasileira, considerando que apenas em 2005 os diplomas de alunos formados em graduações a distância se tornaram equivalentes aos de cursos presenciais.
“O ensino a distância vem sendo uma alternativa concreta para milhares de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de ingressar nos cursos presenciais de ensino superior. As mudanças fazem parte de uma nova realidade que é causa e consequência do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação”, avalia o subsecretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Cachoeiro, Alexandre Gasparini.
Segundo ele, as tecnologias disponíveis acentuam as possibilidades de desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. “Isso torna a educação continuada e permanente uma necessidade crescente. Nesse contexto, a educação a distância ganha grande impulso, pela possibilidade de rompimento de barreiras de tempo e espaço. Nesse encontro, vamos analisar os aspectos mais relevantes sobre essas ações no campo da educação a distância”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário