sexta-feira, 6 de março de 2015

Avenida Dante Michelini e praça do Papa em Vitória vão ficar mais arborizadas

Publicada em 06/03/2015, às 14h50

Foto Divulgação
Aroeira Vermelha
Mudas como aroeira vermelha serão plantadas nas calçadas da avenida Dante Michelini, além de outras espécies.(Ampliar imagem)
A Prefeitura de Vitória está com dois projetos de plantio de árvores na extensão da calçada da avenida Dante Michelini e na praça do Papa, ampliando, assim, a cobertura vegetal da capital.
As árvores dão maior qualidade de vida para quem passa por ela, pois a área de sombra formada diminui a incidência solar na pele dos pedestres que transitam por ruas e avenidas ou mesmo para quem gosta de praticar a contemplação ao ar livre, como é o caso na praça do Papa, segundo informou a gerente de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Érika Melotti.
"Vitória tem uma das maiores coberturas vegetais do país, com 28 mil árvores de mais de 200 espécies em 92 quilômetros quadrados, mas temos algumas áreas que ainda precisam de mais sombras e vegetação. A região da praça do Papa e avenida Dante Michelini, em Camburi, por exemplo, receberão árvores que já estarão dando sombra em cinco anos. O objetivo é aumentar a cobertura vegetal da cidade e contribuir para a qualidade de vida na cidade", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Dante Michelini

Pelo projeto, na avenida Dante Michelini serão plantadas 138 mudas na extensão de calçada que abrange os bairros Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. Na região do bairro Aeroporto não será possível o plantio, pois a calçada possui menos de 1,5 metro. Todo um estudo foi feito para que os prédios residenciais e comerciais não sejam prejudicados,
A proposta é fazer o plantio de mudas de pequeno e médio porte. A calçada da Dante Michelini foi escolhida porque lá há uma grande área de calçada nua, que não está em conformidade com a beleza da arborização do calçadão da orla da praia de Camburi.
De pequeno porte serão plantadas espécies como escova de garrafa, flor da rainha e tespésia. Já de médio porte serão plantadas mudas como aroeira vermelha, chuva de ouro e uva da praia. E, de grande porte, angico cangalha, árvore samambaia, castanheira molulo e oiti.
Foto Divulgação
Oiti
Oiti é uma das espécies que será usada na arborização da praça do Papa.(Ampliar imagem)
O plantio será realizado por uma empresa concessionária, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Serviços (Semse), e as mudas serão fornecidas pelo Horto Municipal ou por compensação ambiental. Após o plantio toda a calçada será reparada por uma equipe da prefeitura.

Praça do Papa

Na Praça João Paulo II, da Cruz do Papa e Cais das Artes até a Capitânia dos Portos, incluindo a orla, serão plantadas 73 mudas, correspondendo a um aumento de 70% de árvores naquela área, o que colaborará para a redução de temperatura local, além da melhoria do aspecto cênico da praça, em função das espécies escolhidas.
Na praça serão plantadas 62 mudas, na orla, duas mudas, no estacionamento nove mudas e, a restinga, receberá um enriquecimento com a espécie Guriri. As espécies plantadas na praça do Papa serão aroeira, flamboyant, flor da rainha, oiti, samânia, fícus lirata, entre outras.
A expectativa é que várias destas árvores já estejam dando sombra a partir de cinco anos. A manutenção das mudas, como irrigação, tutoramento, podas e adubação ficam a cargo da Semse.
Este projeto de arborização da avenida Dante Michelini vem somar aos plantios já realizados na orla da praia. Em seguida a esses dois projetos, será executado um outro de arborização para a avenida Fernando Ferrari.


Informações à imprensa:

Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184
Com edição de Deyvison Longui
Com colaboração de Jaldecy Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário