Meia hora de caminhada na trilha entre árvores e pastagens até uma nascente de água, protegida e recuperada, que abastece sete famílias da região de Forno Grande, no interior de Castelo. Assim começou a manhã desta quinta-feira, dia 19 de março, para cerca de 50 crianças e adolescentes estudantes da 6ª à 8ª série da EMEIEF “Forno Grande”. O passeio, organizado pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente do Parque Estadual de Mata das Flores e do Parque Estadual do Forno Grande, fez parte da programação em comemoração ao “Dia das Florestas”, e ao “Dia da Água”, celebrados respectivamente nos dias 21 e 22 de março.
O objetivo da caminhada foi destacar a relação das florestas e da água com a qualidade de vida no planeta. “É importante lembrar sempre que as matas ciliares ajudam a conservar as nascentes, por isso a necessidade de preservação. Plantas como os pinhos e eucaliptos, necessitam de muita água para se desenvolver, por isso é importante deixá-las sempre longe das nascentes. Cercar as nascentes, evitando que os animais e o homem pisem, também é uma forma de protegê-las e conservá-las”, informou aos alunos durante a caminhada, José Renato de Oliveira Pin, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Hoje a gente pôde conhecer uma área onde a nascente foi preservada. Se não fosse aquela cerca, os bois poderiam passar por ali, e outros fatores poderiam destruir e secar a nascente. É importante aprender, pra gente poder ensinar também”, disse Ryan da Silva, de 11 anos e aluno da 6ª série da EMEIEF “Forno Grande”, considerando importantes atitudes simples de preservação como a que ele conheceu na área visitada.
Professores e a diretora da EMEIEF “Forno Grande”, Geane Aparecida Figueiredo Kuster, também acompanharam os alunos durante a caminhada, que terminou com um piquenique, às margens de um poço, com uma pequena cachoeira. “É uma aula diferente e ainda mais interessante que eles aprendam aqui, para levar para casa, repassando estas informações para outras pessoas”, contou a diretora.
Nesta sexta-feira, dia 20 de março, continuam as comemorações em Castelo pelo “Dia das Florestas”, e o “Dia da Água”. Às oito horas da manhã, uma “Manhã de Sensibilização Ambiental”, com participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, será realizada no Parque da Beira Rio, onde haverá distribuição de mudas de árvores nativas, apresentação teatral realizada pelos alunos dos terceiros anos da EMEIEF Centro Unificado "Constantino José Vieira”, e soltura de quatro mil alevinos nativos no rio Castelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário