terça-feira, 17 de março de 2015

Ainda dá tempo de participar do Seminário das Águas em Cachoeiro




Publicada em 17 de março de 2015
As inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Agricultura e no Incaper
As inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Agricultura e no IncaperOs agricultores que estão interessados em discutir as questões relacionadas ao abastecimento hídrico ainda podem se inscrever no Seminário das Águas, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento acontece nesta quarta (18), a partir das 7h30, no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), na localidade de Morro Grande, e é totalmente gratuito.
As inscrições estão abertas no Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) – 3155-5006 – e na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag) – 3521-1147. Ao todo, estão sendo oferecidas 150 vagas, gratuitas, voltadas para agricultores, técnicos do setor e estudantes de cursos voltados para a área.
Em debate, estarão em discussão saídas para driblar o momento de crise hídrica, que tem afetado o setor agrícola do município. Para isso, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comamci), organizadores do evento, trazem para discussão algumas iniciativas interessantes no assunto.
Dentre as quais, estão as experiências dos Plantadores de Água de Alegre, das Fossas Biodigestoras com a Associação de Moradores da Comunidade Rural de Palmeiras de Mimoso do Sul e das Caixas Secas de Colatina, que serão apresentadas ao público presente logo pela manhã.
Depois, tem mesa redonda sobre políticas públicas para a produção e conservação das águas, com representante da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o prefeito Carlos Casteglione.
De tarde, os participantes se encontram para fazer um planejamento das ações de estímulo à produção e conservação da água no município. A intenção é formular um documento, com a finalidade de definir objetivos e responsabilidades de entidades da sociedade civil, dos agricultores, do estado e do município, na luta pela produção e preservação da água.
No encerramento, é presença confirmada o representante do Instituto Terra, que tem o trabalho reconhecido nacionalmente. Fundado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, com o intuito de colaborar para a recuperação da Mata Atlântica, na região da Bacia do Rio Doce, localizada em Minas Gerais e Espírito Santo.
Confira a programação!
7h30 - Inscrições e Café
8h – Abertura
“Boas vindas do presidente do CMDRS e do presidente do Comamci”
8h10 - Introdução ao Tema: “Apresentação do cenário da disponibilidade de águas no município”
8h30 - Mesa Redonda: “Experiências desenvolvidas em propriedades rurais”
- Projeto Plantadores de Água – Alegre – ES
- Projeto de “Adequação Ambiental de Propriedade Rural” – Colatina – ES
- Projeto Fossas Biodigestoras com a Associação de Moradores da Comunidade Rural de Palmeiras – Mimoso do Sul – ES
10h30 - Mesa Redonda
“Políticas públicas de incentivo a produção e conservação das águas”
- Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – Seag
- Secretário do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama
- Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim – PMCI
12h – Almoço
13h - Planejamento das ações de estímulo a produção e conservação da água no município de Cachoeiro de Itapemirim - Grupos de Trabalho e Plenária
15h30n – Apresentação do Instituto Terra
16h – Encerramento
Realização: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS
Conselho Municipal de Meio Ambiente – Comamci

Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário