sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PEDRO JOSE ABOUDIB, IMIGRANTE LIBANÊS

A Revista Vida Capichaba de 25 de julho de 1929 registrou os 40 anos da chegada de Pedro José Aboudib, em 20 de julho de 1889, com apenas 16 anos de idade e sozinho. Aboudib veio de Zgharta, Norte do Líbano, de onde veio também meu avô, Francisco Marolino Mansur, em 1880.
Este homem deixou um depoimento feito em 1945 contando a sua vinda para o Brasil, um verdadeiro roteiro de cinema. Morreu em 1947.
Eu cheguei até ele porque meu pai sempre falava da terra do meu avô, Zgharta. Nas minhas pesquisas sobre a imigração libanesa descobri que Pedro José Aboudib tinha uma lancha que fazia o trajeto Vitória, Guarapari e Anchieta, de nome Zgharta, em homenagem a sua terra natal. A descoberta foi lendo um texto de Renato Pacheco. Em 1992 estava na Espanha e comprei um jornal e nesta época o Líbano estava sob bombardeios de aviões de Israel. Numa ilustração do texto, pela primeira vez descobri a localização de Zgharta. Um achado precioso, que me animou a continuar na busca do meu avô. Neste momento passei a ter interesse na trajetória de PEDRO JOSÉ ABOUDIB, um brimo que é destaque na imigração libanesa, um orgulho para nós descendentes dos fenícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário