Asscom/Sesa
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Das 19.150 consultas ofertadas entre janeiro e julho, 10.347 foram realizadas no CRE de São Mateus, que oferece atendimento médico em 11 especialidades. |
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),
por meio da Superintendência Regional de
Saúde de São Mateus, vem contabilizando
avanços importantes no norte capixaba.
Entre janeiro e julho, foram ofertados
26.630 atendimentos especializados, entre
consultas (19.150) e exames (7.480),
para a população de 14 municípios da Região
Norte do Espírito Santo.
Das 19.150 consultas ofertadas entre
janeiro e julho, 10.347 foram realizadas
no Centro Regional de Especialidades (CRE)
de São Mateus, que oferece atendimento
médico em 11 especialidades, e 8.803
consultas foram agendadas pelo
Núcleo de Regulação e Acesso da
Superintendência para as especialidades médicas na Grande Vitória. Dos
7.480 exames especializados, 3.955 foram realizados em São Mateus, Linhares
e Colatina, e 3.525 foram marcados para a Grande Vitória.
Como ter acesso
Para ter acesso às consultas médicas especializadas e aos exames de média
complexidade ofertados pela Superintendência Regional de Saúde o paciente
precisa de um encaminhamento médico ou de uma solicitação de exame fornecido
por profissional da rede pública ou da rede privada. Se da rede privada, o médico
deve preencher o formulário de solicitação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com esse encaminhamento em mãos, além de documento de identificação,
comprovante de residência e Cartão do SUS, o paciente, ou um representante dele,
deve se dirigir à Central Municipal de Regulação do município onde mora para
dar entrada no pedido de atendimento. “A Central Municipal faz o agendamento
por meio do Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência e avisa ao
paciente a data, o horário e o local em que será realizada a consulta ou o
exame”, explica o superintende Regional de Saúde de São Mateus, Fabiano Marily.
O superintendente ressalta que, apesar do número de consultas e exames
ofertados, muitos atendimentos ainda deixam de ser realizados porque o
paciente não comparece. Segundo ele, aproximadamente 57% das consultas
e exames agendados para a Grande Vitória não aconteceram por esse motivo.
O percentual de faltosos também é alto, em torno de 20%, nas consultas e
exames marcados para São Mateus, Linhares e Colatina.
A diretora do CRE de São Mateus, Valéria Forza, ressalta que o paciente que por
algum motivo não quiser mais atendimento ou precisar reagendar a consulta ou
o exame deve entrar em contato com a Central Municipal de Regulação (antiga
AMA) com antecedência, pois se ele não comparecer vai prejudicar o atendimento
de outra pessoa. “Toda falta faz diferença, pois deveríamos oferecer a vaga para
outro paciente se fôssemos avisados com antecedência”, comenta a diretora,
salientando que não adianta o paciente entrar em contato com o CRE para
solicitar cancelamento ou remarcação, pois o serviço não administra os
agendamentos, apenas os atendimentos.
Os municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde de São Mateus
são Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra,
Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros,
Ponto Belo, Vila Pavão e São Mateus.
Capacitação
“Estamos totalmente empenhados em fortalecer e dinamizar a estrutura de
funcionamento da Superintendência dentro da organização definida pela Secretaria
de Estado da Saúde”, afirma o superintende Fabiano Marily. Segundo ele, foi
desenvolvida uma nova metodologia de trabalho com os servidores por meio de
treinamentos com pessoal especializado da Sesa e de cursos oferecidos pela
Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
Marily destaca também a iniciativa da Sesa em oferecer um curso, por meio
de uma equipe multidisciplinar do Hospital do Coração de São Paulo (HCor),
a gestores da Superintendência Regional Norte de Saúde e da Central Municipal
de Regulação com o objetivo de dar suporte ao funcionamento integrado dos órgãos.
“Com cada um dos entes cumprindo disciplinarmente as suas tarefas, dentro das
metodologias adotadas de forma integrada, vamos alcançando melhores
resultados de gestão para o Estado e de atendimento à saúde para os
cidadãos”, acentua o superintendente.
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