quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Saúde registra avanços em atendimentos na Região Norte


09/09/2015 - 10:28
 
Asscom/Sesa 
Sesa
Das 19.150 consultas ofertadas entre janeiro e julho, 10.347 foram realizadas no CRE de São Mateus, que oferece atendimento médico em 11 especialidades.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 
por meio da Superintendência Regional de 
Saúde de São Mateus, vem contabilizando 
avanços importantes no norte capixaba.
 Entre janeiro e julho, foram ofertados 
26.630 atendimentos especializados, entre 
consultas (19.150) e exames (7.480),
 para a população de 14 municípios da Região 
Norte do Espírito Santo.

Das 19.150 consultas ofertadas entre
 janeiro e julho, 10.347 foram realizadas 
no Centro Regional de Especialidades (CRE) 
de São Mateus, que oferece atendimento 
médico em 11 especialidades, e 8.803 
consultas foram agendadas pelo 
Núcleo de Regulação e Acesso da
 Superintendência para as especialidades médicas na Grande Vitória. Dos 
7.480 exames especializados, 3.955 foram realizados em São Mateus, Linhares 
e Colatina, e 3.525 foram marcados para a Grande Vitória.

Como ter acesso

Para ter acesso às consultas médicas especializadas e aos exames de média
 complexidade ofertados pela Superintendência Regional de Saúde o paciente 
precisa de um encaminhamento médico ou de uma solicitação de exame fornecido 
por profissional da rede pública ou da rede privada. Se da rede privada, o médico 
deve preencher o formulário de solicitação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com esse encaminhamento em mãos, além de documento de identificação, 
comprovante de residência e Cartão do SUS, o paciente, ou um representante dele, 
deve se dirigir à Central Municipal de Regulação do município onde mora para 
dar entrada no pedido de atendimento. “A Central Municipal faz o agendamento
 por meio do Núcleo de Regulação e Acesso da Superintendência e avisa ao 
paciente a data, o horário e o local em que será realizada a consulta ou o 
exame”, explica o superintende Regional de Saúde de São Mateus, Fabiano Marily.

O superintendente ressalta que, apesar do número de consultas e exames 
 ofertados, muitos atendimentos ainda deixam de ser realizados porque o 
 paciente não comparece. Segundo ele, aproximadamente 57% das consultas
 e exames agendados para a Grande Vitória não aconteceram por esse motivo. 
O percentual de faltosos também é alto, em torno de 20%, nas consultas e
 exames marcados para São Mateus, Linhares e Colatina.

A diretora do CRE de São Mateus, Valéria Forza, ressalta que o paciente que por
algum motivo não quiser mais atendimento ou precisar reagendar a consulta ou 
o exame deve entrar em contato com a Central Municipal de Regulação (antiga
 AMA) com antecedência, pois se ele não comparecer vai prejudicar o atendimento
 de outra pessoa. “Toda falta faz diferença, pois deveríamos oferecer a vaga para 
outro paciente se fôssemos avisados com antecedência”, comenta a diretora, 
salientando que não adianta o paciente entrar em contato com o CRE para
 solicitar cancelamento ou remarcação, pois o serviço não administra os 
agendamentos, apenas os atendimentos.

Os municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde de São Mateus 
são Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra,
 Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, 
Ponto Belo, Vila Pavão e São Mateus.

Capacitação

“Estamos totalmente empenhados em fortalecer e dinamizar a estrutura de
 funcionamento da Superintendência dentro da organização definida pela Secretaria 
de Estado da Saúde”, afirma o superintende Fabiano Marily. Segundo ele, foi 
desenvolvida uma nova metodologia de trabalho com os servidores por meio de
 treinamentos com pessoal especializado da Sesa e de cursos oferecidos pela 
Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Marily destaca também a iniciativa da Sesa em oferecer um curso, por meio
 de uma equipe multidisciplinar do Hospital do Coração de São Paulo (HCor),
 a gestores da Superintendência Regional Norte de Saúde e da Central Municipal
 de Regulação com o objetivo de dar suporte ao funcionamento integrado dos órgãos.
 “Com cada um dos entes cumprindo disciplinarmente as suas tarefas, dentro das
 metodologias adotadas de forma integrada, vamos alcançando melhores 
resultados de gestão para o Estado e de atendimento à saúde para os 
cidadãos”, acentua o superintendente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776

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