quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Técnicos do Incaper incentivam a diversificação de culturas em Mucurici

Incaper
Unidade demonstrativa de maracujá
26/11/2015 - 10h33min

No município de Mucurici predomina a pecuária de leite, entretanto o escritório local do Incaper incentiva o agricultor familiar a diversificar as lavouras em sua propriedade, com outras fontes de renda. Por este motivo, os extensionistas Felipe Lopes Neves e André Porto apresentaram para 10 produtores rurais o resultado preliminar do trabalho de assistência técnica feito na unidade demonstrativa de maracujá, em uma propriedade em Córrego Limoeiro. 

“O produtor deve diversificar as suas culturas porque assim ele pode ter outras opções de renda, sem deixar de produzir leite que é predominante na região”, contou André Porto. 

A propriedade onde está a unidade demonstrativa é dos senhores Manoel de Jesus e Ricardo Pina. Os dois relataram estar extremamente satisfeitos com a produção e com os resultados. Eles contaram as suas experiências com a cultura do maracujá e mostraram os resultados do trabalho realizado em parceria com os técnicos do Incaper. 

Segundo Manuel de Jesus, atualmente são 24 pessoas em sua maioria mulheres envolvidas com a colheita, polinização e implantação da nova área. Ele relata ainda que conseguiu investir na produção em um momento bom de preço do maracujá. 

“Estamos muito satisfeitos com os empregos que estamos gerando, com as nossas conquistas pessoais. Agradecemos muito pelo apoio do Incaper e sugeriu a criação de uma associação para facilitar o acesso aos insumos, além do número maior de negociações com o mercado”, comemorou Manuel. 

Visita à unidade demonstrativa de maracujá

Os produtores tiveram orientações sobre pragas e doenças e a importância do manejo, do uso de sementes de alto padrão genético para a produção de mudas e dicas sobre irrigação do pomar. Eles também puderam acompanhar a implantação da nova área na propriedade e esclareceram as dúvidas, principalmente sobre a a formação da lavoura. 

Segundo Felipe Lopes, um questionamento levantado durante a visita foi sobre o mercado e a venda. “Mostramos a eles que o importante é produzir com qualidade além de quantidade, mostrando profissionalismo”, contou. 

“Não precisei procurar o mercado. O mercado me procurou, chegando ao ponto de recusar inúmeras ofertas de compra para poder cumprir os contratos de venda”, completou o produtor Manoel de Jesus.

Felipe Lopes disse que o sucesso da produção é resultado do empenho, dedicação do produtor e consequência de um trabalho coletivo entre a equipe técnica do Incaper e dos produtores. 

PNAE

Este ano os produtores realizaram a última entrega de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foram cerca de 200 kg de maracujá acondicionados em caixas de papelão, que segundo o extensionista André Porto “mostrou o profissionalismo e comprometimento com o programa”.


O PNAE é um programa criado em 2009, pela Lei 11.947, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.




Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)
Juliana Esteves, Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Tatiana Caus
Telefones: (27) 3636-3673/59/ (27)98817-4783

Nenhum comentário:

Postar um comentário