quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Deputado Evair Vieira pede explicações do Ministério da Agricultura sobre possivel acordo com a Nestle para importação de café da Etiópia

"Diante de mais uma ameaça aos millhões de brasileiros que dedicam suas vidas à produção de café, solicitei nesta quarta-feira informações ao Ministério da Agricultura sobre os fatos revelados pela revista Exame de que depois de suspender a importação de café verde do Peru, agora, o Ministério prepara uma portaria para liberar a compra de ‪#‎café‬ da Etiópia.

De acordo com a reportagem publicada no site da revista, a “principal empresa produtora de cápsulas, a Nestlé trabalha com o governo para tentar importar ao menos o café da Etiópia”. Segundo a revista, “a expectativa é que uma portaria do Ministério da Agricultura liberando o café etíope seja publicada antes de dezembro, quando a empresa deve inaugurar a fábrica de cápsulas, em Montes Claros (MG).”

Na angústia de buscar formatos prontos e aparentemente fáceis para correção de erros do passado, alguns criaram o falso conceito de que ao tentar “blendar” o nosso grão com grãos de outras origens, daríamos um grande passo para o sonhado mercado externo de café torrado e moído.
No entanto, esse argumento não tem sustentação. A diversidade de aromas e sabores que esta nação do café chamada Brasil produz e pode produzir fortalece nossos argumentos. É justo abrir mercados entre países e promover dinamismo econômico mas é injusto colocar em risco a agricultura brasileira. A importação de café torrado e moído é permitido mas a importação de café em grão coloca em risco os investimentos em pesquisa e extensão rural e o trabalho de milhares de famílias que se dedicam em melhorar, a cada dia, a qualidade de nosso café.

O sucesso do vinho chileno é inegável e até onde se tem registro, o país não importa uva para valorizar a bebida. O azeite português, também referendado no mundo todo, não possui olivas de outras origens. A fama e a qualidade dos vinhos e queijos franceses também são marcadas por sua peculiaridade elaborados com a uva e o leite produzidos em território francês.

A maior indústria do setor de café no País, a 3 Corações, joint venture da companhia brasileira com a israelense Strauss Coffee, aposta em uma cápsula totalmente nacional para ser produzida na fábrica construída pela empresa também em Montes Claros (MG) e prevista para ser inaugurada no início de 2017.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café. São 2,3 milhões de hectares plantados em 287 mil propriedades cafeicultoras. A cafeicultura está presente em 1.900 municípios de 15 estados, com 8 milhões de brasileiros empregados no setor. O Brasil é o segundo maior consumidor do produto e, em breve, pode se tornar também o líder mundial."
Deputado Federal Evair Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário