terça-feira, 10 de novembro de 2015

Coleta seletiva chega a todas as escolas municipais DE CACHOEIRO

Outras duas escolas do interior também foram inseridas na iniciativa


A prática sustentável da coleta seletiva agora está presente em todas as 64 escolas municipais da sede de Cachoeiro. Integrantes do projeto Vem Reciclar, da prefeitura, elas já são responsáveis pelo reaproveitamento de cinco toneladas de materiais recicláveis por mês.

Os itens recolhidos – papelões, plásticos e garrafas pet, entre outros – são destinados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), no bairro Coronel Borges, onde recebem o tratamento adequado e são vendidos a quilo. O lucro é revertido para os associados.

Outras duas unidades municipais localizadas no interior já aderiram à iniciativa, fruto de parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

“O nosso intuito é tornar crianças e adolescentes que estudam em nossa rede articuladores de mudanças de atitudes. É uma inversão de lógica. São eles que, com seus exemplos de atitudes sustentáveis, levam seus pais a refletirem e, consequentemente, a adotarem a destinação correta de lixos recicláveis”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.
O próximo objetivo é alcançar, em 2016, todas as unidades da rede estadual de ensino em Cachoeiro. Fazem hoje essa coleta as escolas estaduais Liceu Muniz Freire, no bairro Independência, e Francisco Coelho Ávila Júnior, no Coronel Borges, além de outros dois colégios particulares e o campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) no município.
Coleta seletiva tem outras frentes
O Vem Reciclar conta, ainda, com outras frentes de atuação, como a coleta semanal porta a porta em bairros participantes e o trabalho de recolhimento em secretarias municipais e em instituições, como o 9º Batalhão da Polícia Militar, o Tiro de Guerra e a Legião da Boa Vontade (LBV).
O mais recente reforço do projeto foi a implantação do primeiro ponto de entrega voluntária (PEV), no bairro Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH). O coletor possui dois bags, onde os moradores podem depositar apenas resíduos secos. A previsão é de que mais seis PEVs sejam implantados em outras regiões de Cachoeiro nos próximos meses.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário