quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Chamada Pública Escolar na Rede Estadual: pré-matrículas começam nesta sexta (27)



As ações da Chamada Pública Escolar 2016 já começaram. Nesta sexta-feira (27) tem início a fase de solicitações de pré-matrícula da rede pública estadual. Nesta etapa, podem solicitar vaga na rede estadual estudantes matriculados nas redes públicas municipais, federal ou privada e também estudantes que não estejam matriculados em qualquer uma das redes de ensino.

Aquele que deseja solicitar a pré-matrícula deve acessar o site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016, até o dia 14 de dezembro. O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.

É importante ressaltar que para solicitar a pré-matrícula é preciso preencher até cinco opções de unidades escolares onde deseja ingressar. A distribuição das vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

O resultado da pré-matrícula será divulgado no dia 18 de dezembro, a partir das 17 horas, no site www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016.

Chamada Pública Escolar 2016: Pré-matrícula

Período: de 27 de novembro a 14 de dezembro

A pré-matrícula da rede pública estadual é o período em que o estudante com idade mínima de 06 anos completos, ou a completar até 31/03/2016, tem para cadastrar solicitação de vaga.

A pré-matrícula será realizada pela internet, por meio do site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016. O estudante que não tiver acesso à internet, pode se dirigir a uma das escolas da rede pública estadual para fazer sua solicitação de matrícula.

Efetivação da matrícula com a participação das famílias

Período: de 21 a 30 de dezembro

Nessa etapa é muito importante a participação das famílias. Aquele pai/responsável que não comparecer à unidade escolar para efetivar a matrícula, não terá a garantia de vaga do aluno.

Para efetivação da matricula, é necessário que o nome do aluno conste na relação publicada no site da Sedu e que sejam apresentadas cópias dos documentos relacionados abaixo:

- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;
- Comprovante de residência original por meio do IPTU, da fatura de energia, de água, de telefone, de contrato de locação ou outros documentos que comprovem;
- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;
- Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.
- RG e/ou CPF, caso o aluno possua;

A novidade deste ano é que será necessária a apresentação da fatura de energia para identificar as coordenadas geográficas dos locais de residência dos alunos. O objetivo é melhorar a distribuição das vagas e otimizar o uso do transporte escolar que passará a ter um sistema georreferenciado.

Rematrícula ou Transferência Interna

As solicitações de Rematrícula ou Transferência Interna foram realizadas no período de 16 a 20 de novembro. Na Rematrícula ou Transferência Interna
o estudante assegura a sua vaga na escola que atualmente estuda ou solicita o ingresso em outra escola da rede estadual.

O resultado da Transferência Interna será divulgado no dia 18 de dezembro, a partir das 17 horas, no site www.educacao.es.gov.br, no banner Chamada Pública Escolar 2016.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu
Vivian Camargo / Flávia Zambrone
(27) 3636-7706 / 7707 / 99703-7815

Nenhum comentário:

Postar um comentário