quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Evento do Dia da Consciência Negra nesta quinta (19), SERRA


Evento do Dia da Consciência Negra nesta quinta (19)
Texto: Djeisan Lettieri
Imagem: Divulgação/PMS
Quem passar pelo Terminal de Laranjeiras nesta quinta-feira (19), às 18h30, vai poder assistir ou mesmo participar de um Flash Mob – evento que reúne pessoas para chamar a atenção sobre determinado tema. Neste caso, o Flash Mob será alusivo ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro.
O evento vai mesclar dança urbana e a cultura afro. Quem estiver no local poderá interagir com a facilitadora Yuriê Perazzini, coreógrafa com especialização em Street Dance. O encontro é promovido pelo Departamento de Igualdade Racial, ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, e parceiros.
Em inglês, Flash Mob é a abreviação de flash mobilization, ou seja, mobilização rápida. É uma aglomeração de pessoas em um local público para realizar alguma ação previamente combinada.
Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes.
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário