segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Bolsa Família: frequência escolar de beneficiários supera 98% em Cachoeiro


Doze mil alunos são acompanhados em períodos bimestrais, ao longo do ano letivo

Cerca de 12 mil crianças e jovens beneficiários do Bolsa Família em Cachoeiro de Itapemirim vêm cumprindo mais de 98% da frequência escolar. É bem acima do percentual mínimo de presença em sala de aula exigido nacionalmente como contrapartida do programa: 85% para alunos entre 6 a 15 anos e 75% para adolescentes com 16 e 17 anos.


Realizado ao longo do ano letivo e dividido em períodos bimestrais, o acompanhamento de frequência tem como objetivo promover a inclusão e a permanência no estudo. “E isso, além de estimular os alunos a buscarem uma melhor aprendizagem, incentiva os pais a se interessarem mais pela vida escolar de seus filhos e, assim, estreitarem vínculos com o ambiente escolar”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Viana.

Definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a condicionalidade de educação deve ser cumprida pelas famílias beneficiárias e, também, pelo poder público, que garante à população a oferta do serviço educacional e acompanha, por meio da rede de assistência social, as famílias em situações mais vulneráveis.

Além de orientar crianças e adolescentes a permanecerem em sala de aula, as famílias devem ainda manter atualizadas as informações no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Mudanças na renda, no número de pessoas da família, transferência de escola, entre outros casos, devem ser comunicados à gestão municipal.

Programa investe mais de R$ 12 milhões por ano no município

Anualmente, em torno de R$ 12 milhões são diretamente repassados a mais de 6 mil famílias cadastradas no Bolsa Família em Cachoeiro.“Trata-se de um investimento que traz mais qualidade de vida a essas famílias. Cabe destacar, também, que esse montante contribui para dinamizar a economia nas periferias”, considera o secretário Thiago Viana.
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário