terça-feira, 17 de novembro de 2015

Consciência Negra: Cachoeiro tem programação ampla

A escola municipal Florisbelo Neves mobilizou seus alunos nesta segunda (16)


Durante esta semana, Cachoeiro de Itapemirim conta com uma extensa agenda para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). Em todas as unidades de ensino da rede pública municipal, serão promovidas diversas ações, como ciclos de debates e apresentações culturais. Missa afro e evento de capoeira são outras atividades acessíveis à população.

Elas são oferecidas pelas secretarias municipais de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), da Comissão Municipal de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro) e das coordenadorias Racial e de Educação Inclusiva e Direito à Diversidade, além de órgãos e entidades parceiras, como a União Cachoeirense de Negros (Uninegros), a Associação Cultural e Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul e a igreja católica Nossa Senhora de Fátima, do bairro Novo Parque

A escola municipal Florisbelo Neves, no bairro Novo Parque, mobilizou seus alunos, nesta segunda-feira (16), com bate-papos, peça teatral, roda de capoeira, desfile da beleza afro, oficinas de artesanatos, mesas com pratos típicos e exibições de danças folclóricas e de paródia.

Esse tipo de ação – que também alcançará as demais unidades – tem como objetivo possibilitar aos estudantes uma reflexão acerca do tema, que tem sido trabalhado pelos profissionais da Seme nas salas de aula, ao longo do ano letivo, graças a Lei nº 9394/96 (alterada pelas Leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008), que incluiu, no currículo escolar, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

Fórum reforça importância do ensino da cultura afro-brasileira

Entre terça (17) e sexta-feira (20), a Coordenação Racial de Cachoeiro (ligada à Semdes), o Compir e a Uninegros percorrerão diferentes escolas das redes estadual e, também, municipal, como a Julieta Deps Tallon (Zumbi) e Deusdedth Batista (Coramara).

O objetivo da iniciativa é discutir, de maneira transversalizada, as questões que envolvem as políticas de ações afirmativas de raça, com reafirmação da importância das leis que garantem nas bases educacionais o ensino da cultura afro-brasileira, do papel do movimento negro brasileiro no processo de formação social, bem como a participação da mulher negra nesta trajetória.

As palestras serão ministradas pelo coordenador do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Manoel Alves Oliveira, e pelo diretor de comunicação social da Uninegros, José Carlos Gualberto (o Dadá).

“Levar a consciência através de fóruns e palestras tornou-se uma necessidade para que possamos combater nossos problemas sociais, e isso é dever do estado e da sociedade organizada. Há um grande abismo entre raças no nosso país, o que é um legado do passado escravocrata. A luta por reconhecimento do papel do negro na sociedade passou a fazer parte do dia-a-dia dos grupos organizados que lutam contra a desigualdade”, frisou Gualberto.

Cultura de tolerância e fraternidade

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Viana, e o coordenador Manoel Alves Oliveira abordaram a temática nesta segunda com estudantes da escola estadual Liceu Muniz Freire, no bairro Independência.

“Debater com a juventude acerca da questão racial no Brasil tem por objetivo fomentar nos estudantes uma consciência crítica, em relação a eles próprios, de onde vieram e para onde vão, bem como estabelecer uma cultura de tolerância e fraternidade entre as pessoas”, ressaltou Viana.

Grupo de capoeira comemora 36 anos nesta sexta (20)

Ainda no Liceu, a associação Filhos da Princesa do Sul organiza seu evento anual. O grupo de capoeira mais antigo do município comemora seus 36 anos nesta sexta (20), data de sua fundação, com uma roda na praça Jerônimo Monteiro, às 19h30. No sábado (21) e no domingo (22), a partir das 8h30, a programação continua na escola estadual, com batizado e troca de cordas.

Missa afro no Novo Parque

Também no sábado, às 18h, a igreja católica Nossa Senhora de Fátima, do bairro Novo Parque, celebrará uma missa afro, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). Na ocasião, haverá uma apresentação do Grupo de Caxambu Alegria de Viver, de Vargem Alegre, liderado pela mestra Canuta Caetano.




Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário