quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Hospital Estadual Infantil expõe trabalhos de pacientes internados



O Dia da Consciência Negra, comemorada nesta sexta-feira (20), serviu de tema para aprimorar a criatividade e conhecimento de crianças internadas no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha. Por meio de um trabalho desenvolvido pela Classe Hospitalar, os pacientes estudantes aprenderam sobre a influência da cultura africana no Brasil e fizeram a releitura de obras do artista plástico Ivan Cruz. Os trabalhos ficarão expostos até esta quinta (19), no hospital e na sexta-feira (20) na Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Cândido Marinho, em Vila Velha.
A atividade teve como foco as brincadeiras que permanecem até os dias de hoje, como pular corda, pular elástico, escravos de jó, cama de gato e as cinco marias. “O Dia da Consciência Negra é trabalhado em todas as escolas neste semestre, por isso introduzimos esse tema com os pacientes. Fizemos a pesquisa sobre a origem das brincadeiras e ampliamos as obras do artista plástico para que as crianças pintassem. E com a produção dos trabalhos, que também envolveu as mães, fizemos um painel”, conta a professora da Classe Hospitalar, Rosangela de Souza que desenvolveu a atividade em conjunto com a professora do matutino, Maria da Penha Batista.
Segundo Rosangela, além da releitura das obras, os pacientes pintaram máscaras que deram origem ao Carnaval no Brasil e confeccionaram bonecas “abayomi”.  A atividade temática foi realizada com crianças em idade escolar internadas no hospital desde o mês de agosto e faz parte dos conteúdos trabalhado no Projeto Classe Hospitalar, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Sedu) e a de Estado da Saúde (Sesa).
O projeto atende crianças internadas em unidades hospitalares que estão impossibilitadas de frequentar a escola temporariamente, dando suporte pedagógico e garantindo o vínculo com a escola de origem. As aulas acontecem dentro do hospital, em um espaço destinado para o ensino dos pacientes. Já aqueles que não podem ir à classe, o atendimento acontece no leito.
“Ao frequentar a Classe Hospitalar a criança ou adolescente não fica prejudicado, pois é garantido a eles o direito de ter educação mesmo fora da escola”, ressalta a professora Rosangela de Souza. A Classe Hospitalar funciona em dois horários, pela manhã e à tarde, com duração de três horas de aula em cada turno. O planejamento das aulas é feito diariamente na escola, com auxílio pedagógico.
 
Serviço – Exposição
Data: quarta-feira (18) e quinta-feira (19), até às 16 horas
Local: Pediatria do Hospital Estadual e Maternidade de Vila Velha
Data: 20 de novembro (sexta-feira)

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Desembargador Cândido Marinho, Vila Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário