segunda-feira, 23 de março de 2015

Unidades de saúde orientam para o diagnóstico precoce da tuberculose em Vitória


Publicada em 23/03/2015, às 11h03

Imagem divulgação
Pessoa tossindo
Tosse é um dos sintomas da tuberculose: pessoas devem procurar as unidades de saúde
Sintomas como tosse por mais de três semanas podem indicar que a pessoa está com tuberculose. Por isso, a orientação é procurar uma unidade de saúde (US) assim que surgirem os primeiros sinais. Trata-se de uma doença infectocontagiosa que causa a morte de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Em Vitória, 131 pessoas foram notificadas em 2014 e cinco foram a óbito.
Para dar mais visibilidade às ações de controle, especialmente a detecção precoce, nesta terça-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Apesar de ser uma doença grave e que pode levar à morte, o tratamento garante a cura do paciente e está disponível nas 30 unidades de saúde da capital.
A US de Jardim da Penha terá programação específica a partir desta segunda-feira (23). Ao longo da semana, os agentes comunitários de saúde vão orientar e distribuir material informativo em visitas domiciliares. Nesta terça-feira (24), os profissionais da unidade realizarão uma panfletagem no módulo do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), na praia de Camburi. Já nesta quarta-feira (25), atuarão na feira livre de Jardim da Penha.

Outras ações

As unidades Conquista/Nova Palestina e Jardim Camburi vêm realizando ações desde a última sexta-feira (20). Orientações, aferição de pressão arterial e glicemia, atividades educativas e avaliação de pacientes sintomáticos de tuberculose são algumas das ações.
A campanha tem como meta sensibilizar a população sobre a doença, divulgar os sintomas da tuberculose, identificar os sintomáticos respiratórios e ainda orientar sobre a importância do tratamento.


Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário