Marcos Salles

No período de andada, o caranguejo-uçá é protegido para reprodução.
Elizabeth Nader

Durante a andada, haverá uma fiscalização intensa no mangue, tanto por água como por terra, bem como nos principais pontos de comercialização.l
Deste domingo (22) até o próximo dia 28 (sábado), acontece a quinta etapa do período de andada do caranguejo-uçá. Neste período, fica proibida a cata, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, o armazenamento, a industrialização e a comercialização do crustáceo.
Segundo a coordenadora de Fiscalização Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Priscila Ligia Alvarino, quem for pego praticando alguma das situações citadas, estará cometendo crime ambiental.
No período de andada, o caranguejo-uçá é protegido, uma vez que se torna presa fácil, vulnerável à cata, por ser uma época em que sai da toca para acasalar e reproduzir, liberando seus ovos.
Priscila afirmou que, nesses dias de proteção do caranguejo-uçá, será realizada uma fiscalização intensa no mangue, tanto por água como por terra, bem como nos principais pontos de comercialização. “Contaremos com o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Ambiental e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nos Centros de Educação Ambiental, que ficam em alguns parques de Vitória, a ênfase junto ao público visitante será a conscientização sobre o respeito aos períodos da andada e do defeso como forma de preservação do crustáceo e do meio ambiente manguezal, informou o geógrafo e mestre em Educação da Gerência de Educação Ambiental da Semmam, Idelvon Poubel.
Nesta semana, o secretário municipal de Meio Ambiente, Max da Mata, realizou, com a equipe de fiscalização ambiental da Semmam, um reconhecimento e levantamento da situação atual da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lamerão (EEMIL). A sexta e última semana da andada do caranguejo-uçá será realizada entre os dias 6 e 12 de abril.
Informações à imprensa:
Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6571 / 98889-6184
Com edição de Deyvison Longui
Nenhum comentário:
Postar um comentário