quinta-feira, 19 de março de 2015

Projeto habitacional beneficia famílias com carta de crédito para casa própria em Vitória


Publicada em 19/03/2015, às 11h56 | Atualizada em 19/03/2015, às 11h59

Foto Divulgação
Familiares de Fabiana Barbosa Silva
Fabiana Barbosa e sua família realizaram o sonho de ter a própria casa por meio do Bônus Moradia.
Um investimento de R$ 1.940.998,77 possibilitou que 47 famílias recebessem o benefício e iniciassem uma vida nova no ano passado. Apenas nos três primeiros meses deste ano, mais 20 famílias adquiriram a casa própria por meio do Bônus/Auxílio Moradia.
“Foi muito importante para mim porque agora eu posso viver no que é meu com muito mais segurança”, afirma Wellington Lopes Nascimento, que saiu com a família de uma casa de madeira com dois quartos no Forte São João para uma casa de alvenaria com três quartos e duas varandas em Aribiri, Vila Velha. O imóvel foi adquirido com o benefício Bônus Moradia.
O aposentado Jonas de Oliveira foi para Vila Velha em busca de emprego para a família, mas, agora, deseja voltar para Montanha, seu município de origem, no Norte do Estado. "Eu já estou precisando de mais sossego, então vendi a casa para comprar outra lá em Montanha. Minha esposa e eu temos problemas de saúde. Foi bom para nós que vendemos a casa", disse.
Mas essa é apenas uma questão de denominações porque o processo para recebimento do benefício é o mesmo. “O município adquire os direitos sobre imóvel removido compulsoriamente por estar localizado em área de preservação ambiental, áreas impróprias à habitação ou intervenções urbanísticas (abertura de vias, áreas de lazer e escolas, entre outras)”, explica o gerente Douglas Câmara.
Fabiana Barbosa da Silva é diarista, tem 33 anos, mãe de cinco filhos e também realizou o sonho de ter a própria casa por meio do Bônus Moradia. "Agora posso dormir tranquila, pois tenho uma casa em meu nome, é uma mudança pra vida toda e fico orgulhosa de ter minha casa para criar aqui os meus filhos”.
A família recebe até R$ 39 mil para que adquira a casa própria em qualquer município do Estado do Espírito Santo. A equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) visita o imóvel indicado e avalia as condições de habitabilidade.
Apenas após a aprovação da equipe técnica assegurando as boas condições do imóvel é que o recurso é liberado. Do total de 150 residências adquiridas por meio do programa desde que foi implantado, 92% das famílias permaneceram na Grande Vitória.
Foto Divulgação
Familiares de Wellington Lopes Nascimento
A família de Wellington Nascimento agora vive em segurança numa casa de alvenaria, que foi adquirida por meio do Bônus Moradia.
“O benefício é uma alternativa habitacional importante de realocação de famílias. Oferece autonomia ao cidadão que tem a oportunidade de escolher o local onde vai morar e assegura à família uma vida digna e segura”, afirma o secretário municipal de Habitação, Sérgio Sá.
Características de habitabilidade observadas:
  • Paredes em alvenaria;
  • Local adequado para moradia;
  • Portas e janelas em estado regular de conservação;
  • Sem umidade, sem trincas (rachaduras) nas paredes e nos pisos;
  • Telhado ou laje em bom estado de conservação;
  • Boa iluminação e ventilação;
  • Atendido pelas concessionárias de serviço público;
  • IPTU sem pendências;
  • Rebocos interno e externo também são analisados.

Informações à imprensa:

Rejane Gandini Fialho (rgfialho@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3324-9023 / 98849-6288
Com edição de Deyvison Longui


Nenhum comentário:

Postar um comentário