quinta-feira, 19 de março de 2015

Incaper participa de capacitação de técnicos do Senar para impulsionar cafeicultura no Sul capixaba

Augusto Barraque
Profissionais do Incaper apresentam tecnologias na área de café


19/03/2015 - 13h22min

Ampliar e renovar a cafeicultura no Sul do Estado é um desafio para as instituições que atuam com assistência técnica ao produtor rural. Diante desse cenário, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou, durante toda a semana, de um treinamento com instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que irão prestar assistência técnica a produtores rurais na região Sul.

A atividade faz parte do treinamento tecnológico de instrutores, que ocorrerá em três módulos. No primeiro módulo, diversos profissionais do Incaper apresentaram as recomendações técnicas do Instituto na área de cafeicultura. Informações sobre preparo do solo, recomendação de cultivares, adubação de plantio, sementes e mudas, adubação e calagem e manejo de pragas e doenças foram apresentadas, além dos dois programas desenvolvidos pelo Incaper na região, o Renova Sul Conilon e o Renovar Arábica.

De acordo com o diretor técnico do Incaper e diretor-presidente interino, Lúcio Herzog De Muner, há muito trabalho a ser feito na área de café no Sul do Estado. “É necessário ampliar as ações de assistência técnica na região Sul no âmbito da cafeicultura, a fim de aumentar a produção e geração de renda para os produtores rurais. Para isso, é necessária a cooperação entre as instituições que atuam no campo a fim de alinhar os conhecimentos técnicos em prol dos cafeicultores. Temos que reforçar os atuais programas em curso operacionalizados pelo Incaper, o Renova Sul Conilon e o Renovar Arábica”, disse Lúcio.

O superintendente do Senar/ES, Neozedino Alves Victor de Assis, explicou que o Senar, em âmbito nacional, decidiu ingressar na Assistência Técnica e Gerencial. Por isso, realizou um processo seletivo para a contratação de técnicos, que passarão por um treinamento metodológico e técnológico. “Serão 17 técnicos para atuar em 425 propriedades rurais do Sul do Estado. Por isso, solicitamos ao Incaper, instituição que atua com a transferência de tecnologias, para disponibilizar os conhecimentos para nossos técnicos”, explicou Neozedino.

Os técnicos do Senar, no primeiro módulo do curso, também irão visitar a Fazenda Experimental do Incaper de Venda Nova do Imigrante e propriedades rurais para cumprir a parte prática do curso.

Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br 
Luciana Silvestre - luciana.silvestre@incaper.es.gov.br 
Texto: Luciana Silvestre 
Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 98849-6999 

Nenhum comentário:

Postar um comentário