domingo, 22 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA ÁGUA.



                - Os meus avós e os meu pais foram incentivados a derrubar as matas. Depois veio o Provárzeas. Hoje nós agricultores  vivemos o problema da água, mas nós não somos o problema, nós somos a solução.
               
                   Foi com estas palavras que o produtor Claudio Novelli, de Santa Teresa, falou na última sexta-feira, dia 20, no Palácio Anchieta por ocasião da cerimônia de comemoração do Dia Mundial da Água, onde o Governo do Espírito Santo tomou seis medidas para enfrentar a crise hídrica, a saber:

            1- Criou um grupo para monitorar a operação da barragem de Rio Bonito.
            2- Instalação do novo Comitê de Bacia Hidrográfica.
            3- Ampliação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São José.
            4- Instalação de um viveiro para reflorestamento em Colatina.
            5- Recuperação de 180 nascentes.
            6- Pagamento a 59 produtores por protegerem e recuperarem nascentes.

            Novelli que foi um dos 59 produtores que que receberam Pagamento por Serviço Ambiental- PSA- ainda disse que a ''água não vem da torneira. Na época passada eles usaram o machado, se existisse moto serra já teríamos morrido de sede há muito tempo. Nós temos de proteger e produzir, mas nós não somos o problema, somos a solução.'' Novelli pediu desculpas ao público, em torno de 600 pessoas ''por não estar preparado para falar.""
             O Governador Paulo Hartung logo em seguida afirmou, ''imagina se o Novelli estivesse preparado''. Hartung ainda disse que nas solenidades no Palácio Anchieta é preciso mais pessoas falando e que o problema da crise hídrica é muito sério e preciso que mudemos de hábitos e evitar os tropeços e equívocos da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário