quarta-feira, 11 de março de 2015

CANTINA MATTIELLO CONTINUA RECEBENDO GRUPOS DE TURISTAS.

                                            A Cantina Mattiello, de Santa Teresa, integrante do Agroturismo  capixaba, no ano passado iniciou um trabalho diferente com grupos de turistas que vão a cidade. Eles passaram a fazer uma visita guiada na Cantina, onde se fala dos primeiros passos do empreendimento e também fala-se das raízes familiares dos imigrantes.  Uma maneira diferente de se trabalhar. 
                                              Neste circuito fica-se sabendo o passo a passo até se chegar ao vinho produzido por eles. Uma degustação é feita acompanhada com queijos e pastas feitas com produtos da região. Aqui uma maneira de trabalhar envolvendo a região, uma visão de conjunto e de comunidade.
                                               Quando o Agroturismo deu os seus primeiros passos no Espírito Santo, 1992, em Venda Nova do Imigrante, o espírito e o objetivo eram o de agregar valor aos produtos da família rural, fazendo com que ela tivesse um maior retorno na mercadoria ou produto do seu dia a dia. 
                                              Quando em 1994 esteve aqui no Espírito Santo o italiano Roberto Tessari, que na Itália, em Treviso, conduz a Azienda Agrituristica Mondragon, ele falou da diversas formas de se atender o homem da cidade com competência, qualidade e também passando um pouco da História Rural como um todo.
                                           Foi na propriedade de Tessari que nasceu a idéia do Agroturismo capixaba, quando lá estive pela primeira vez com os dirigentes do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo - Mepes- que comanda o esquema de Escola Família Agrícola na terra capixaba, João Batista Martins e Ednis Orlandi, em 1988. 

Agora recebo de Santa Teresa da Cantina, via Eliton e Viviane, 8 fotografias registrando um grupo da Grande Vitória que foi em busca de um bom vinho, uma boa conversa e um pouco da História de gente que quer continuar no interior, recebendo e nos passando as delícias que produzem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário