quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Professores de Vila Velha destacam importância da informática


Texto: Semcom / Foto: Arquivo

Escola de Jaburuna ganha laboratório de informática - Imagem: Lohanna Mendes
O 1º encontro de 2013 para a formação de professores de Tecnologias Educacionais e auxiliares de Apoio à Informática da rede municipal de ensino de Vila Velha, que aconteceu na última quarta-feira (20), no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic), revelou, pela troca de experiências, que a informática nas escolas fixa e melhora o aprendizado dos alunos.
Divididos em três turnos – matutino, vespertino e noturno - cerca de 128 profissionais de ambos os cargos participaram do encontro, que foi de orientação e direcionamento para o trabalho a ser desenvolvido este ano na área da Informática. Ao final do encontro, uma constatação: a informática atrai o interesse do aluno e fixa melhor os conteúdos ensinados em sala de aula, de maneira tradicional.
Durante a abertura do evento, o secretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Wallace Millis, ressaltou a importância da tecnologia no aprendizado do aluno e consequentemente na melhoria da qualidade do ensino.
"A tecnologia é importante em dois momentos distintos: melhora a qualidade do ensino, tornando-o mais dinâmico, interativo e o aluno fica mais motivado. Também é fundamental para reorganizar a gestão da educação de Vila Velha, muito carente de ordenação de ações, valores e princípios ", destacou.
Quem participou do encontro também observou a relevância da tecnologia educacional como complemento do ensino tradicional em sala de aula. A professora de Informática da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Rubem Braga, Tatiana Otto, acredita que a informática faz o aluno a aprender de forma diferenciada.
"A informática ajuda o aluno a ter experiência com a ferramenta e ajuda o professor de forma a complementar, levando para o laboratório o conteúdo que é trabalhado nas salas de aula, desenvolvendo atividades interdisciplinares onde as crianças vão aprender de forma diferenciada", falou.
O encontro foi promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Semed. A novidade é que neste ano a disciplina de Tecnologia será introduzida para os alunos do 5º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário