segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Espírito Santo completa 100% de municípios beneficiados com retroescavadeiras


Espírito Santo completa 100% de municípios beneficiados com retroescavadeiras

18/02/2013 04:20

Espírito Santo completa 100% de municípios beneficiados com retroescavadeiras

Foto: Ascom/MDA

O estado do Espírito Santo alcançará a marca de 100% de municípios com menos de 50 mil habitantes, fora de grandes centros, contemplados com máquinas retroescavadeiras, pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os últimos 36 municípios receberão a chave do equipamento nesta terça-feira (19), às 10h, das mãos da secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA), Andréa Butto. O investimento com o maquinário para os capixabas foi de R$ 5,5 milhões e beneficiará mais de 225 mil pessoas que vivem no meio rural.
O delegado federal do MDA no Espírito Santo, Josean de Castro Vieira, diz que as retroescavadeiras chegam em boa hora. “O relevo daqui é variado e as estradas sofrem com as chuvas. Depois desse período, é comum os nossos agricultores terem dificuldade até de chegar aos centros de distribuição para entregar seus produtos. Essas máquinas vão garantir a manutenção das estradas, para que os agricultores familiares possam escoar a produção dos alimentos e os produtos da agropecuária, fazendo chegar à mesa dos capixabas e aos locais de exportação”, afirmou.
Municípios contemplados 
Em Itarana, um dos municípios beneficiados com a entrega, vive o agricultor familiar Alcides Kopp, 48 anos. Alcides é, também, líder do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município. Em sua propriedade, ele planta café, para a comercialização, e milho, feijão e inhame para seu consumo e de sua esposa e três filhos. Para ele, a chegada da retroescavadeira será bastante útil.
“Essa máquina chegou na hora certa, pois tem muito serviço para o agricultor. As estradas do nosso município são no morro, então, tem muita coisa para fazer e tenho certeza de que ela vai beneficiar muita gente”, avaliou o agricultor.
Ao todo, com esta entrega, 67 municípios foram contemplados com as máquinas – com investimento de R$ 10,2 milhões, beneficiando uma população rural de 473 mil pessoas, sendo 59 mil agricultores familiares.
Em fevereiro do ano passado, outras 31 máquinas foram entregues ao estado. As retroescavadeiras auxiliam na construção e manutenção de estradas vicinais, essenciais para o transporte da produção da agricultura familiar e, consequentemente, para geração de renda dessa parcela da população.
Relação de municípios beneficiados:
Territórios Rurais da Cidadania Caparaó 
Dores do Rio Preto
Territórios Rurais da Cidadania Norte 
Água Doce do Norte 
Vila Pavão
Demais territórios
Juparanã 
Fundão 
Ibiraçu 
João Neiva 
Rio Bananal 
Sooretama
Montanhas e Águas 
Afonso Cláudio 
Alfredo Chaves 
Castelo 
Conceição do Castelo 
Marechal Floriano 
Santa Teresa 
Vargem Alta 
Venda Nova do Imigrante
Sul Capixaba 
Apiacá 
Atilio Vivacqua 
Bom Jesus do Norte 
Mimoso do Sul 
Muqui
Sul Litorâneo 
Anchieta 
Marataízes 
Piúma 
Presidente Kennedy 
Rio Novo do Sul 
Itapemirim
Terras do Rio Doce 
Alto Rio Novo 
Baixo Guandu 
Governador Lindenberg 
Itarana 
Laranja da Terra 
Mantenópolis 
Marilândia 
São Domingos do Norte 
São Roque do Canaã
Serviço 
Solenidade de entrega de máquinas retroescavadeiras para municípios do Espírito Santo 
Data: 19 de fevereiro (terça-feira) 
Hora: 10h. 
Local: Praça do Papa – Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, s/n, em frente ao Palácio do Café – Bairro: Bento Ferreira.
Compartilhe:
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Delicious
  • View RSS
  • Acesso à Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário