quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Projeto da ferrovia Vitória-Rio é apresentado em Cachoeiro


Autoridades e empresários puderam conhecer melhor o projeto ferroviário



Autoridades e empresários de Cachoeiro puderam conhecer melhor o projeto da ferrovia Vitória-Rio (EF-118) nesta quarta-feira (2). Estratégico para o desenvolvimento da região sul capixaba, o investimento foi apresentado em detalhes no auditório do Sest Senat, no bairro Marbrasa.

A apresentação atendeu a uma solicitação feita pelo prefeito Carlos Casteglione e contou com a participação de representantes dos governos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

“Além de apresentar o projeto, esse encontro teve como objetivo confirmar o potencial de carga de nossa região, que é de aproximadamente 1 milhão de toneladas por mês, entre rochas ornamentais e diversos tipos de cargas. Nossa expectativa é que o projeto se torne viável em menor tempo possível. Será importante ter um ramal em Cachoeiro, para atender ao setor de rochas”, disse o prefeito.

Para a subsecretária de Desenvolvimento do ES, Mayara Chaves, “um dos aspectos mais importantes do projeto da ferrovia é que ele irá reforçar o nosso potencial de carga".
O subsecretário de transportes do RJ, Delmo Pinho, salientou que o projeto não é apenas uma ferrovia, mas a maior província portuária e logística da América Latina. “É um plano a longo prazo, para 40 anos. Vai interligar com o maior complexo de portos. Mais de 122 milhões de toneladas de carga é a nossa estimativa. Quero parabenizar o prefeito Casteglione, que tem se mostrado de fato comprometido com a viabilidade do projeto”, frisou.

A EF 118 vai interligar portos capixabas e fluminenses e possibilitar a ligação do Espírito Santo com as malhas ferroviárias dos outros estados do sudeste e com o centro-oeste. O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. A ferrovia terá 577 quilômetros de extensão e investimento de mais de R$ 7 bilhões.

De acordo com Pinho, a previsão é de que em janeiro de 2016 os estudos de engenharia e o modelo de concessão sejam entregues para a aprovação do Tribunal de Contas da União.

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