Texto: Simone Delevedove
Foto: Divulgação/PMS
Foto: Divulgação/PMS
No início de outubro, mais dois novos grupos para pacientes com diabetes serão iniciados nas Unidades de Saúde de Barcelona e Central Carapina. Esse é o primeiro projeto voltado apenas para pacientes com a doença. Os interessados em participar podem procurar a unidade mais próxima para obter mais informações.
Em 2015 já foram formados seis grupos, com aproximadamente 15 pacientes cada. Atualmente, o projeto foi implantado nas Unidades de Saúde de Central Carapina e Barcelona. A próxima unidade a receber o projeto será a Unidade Regional de Serra-Sede em outubro.
De acordo com a Referência Técnica do Hiperdia/Tabagismo da Serra, Marize Prata, “o grupo tem por objetivo melhorar a adesão do paciente ao tratamento da diabetes”. Qualquer pessoa com a doença pode participar do grupo, basta obter informação junto à unidade.
Os grupos têm duração de um mês, com encontros semanais. No início, os profissionais farão um check up no paciente, com avaliações de exames sanguíneos, dos pés, dos olhos e da boca.
Na forma de “roda de conversa”, uma equipe multidisciplinar, composta por médico clínico geral, dentista, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, professor de educação física e enfermeiro vai expor a importância do autocuidado para a redução das complicações advindas das doenças.
A Referência Técnica Marize afirma que “um paciente diabético pode vir a ter problemas renais, cegueira, amputação de membros, mortalidade precoce, entre outras doenças. Mas, isso pode ser evitado, se o paciente aderir ao tratamento, fazendo o controle da glicemia”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário