Publicada em 17/09/2015, às 08h00
Carlos Antolini
Meninas vão receber a segunda dose da vacina contra o HPV
Meninas de 9 a 11 anos já estão recebendo a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) nas escolas públicas e privadas de Vitória. A expectativa é vacinar 6.648 meninas que receberam a primeira dose em março deste ano. O objetivo é reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Para receber a dose, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Cada menina deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a terceira dose será ministrada cinco anos após a primeira.
"A vacina contra o HPV, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas", disse a referência técnica de Imunização da Semus, Aline Cabidelli.
Atualmente, esse agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre as mulheres brasileiras. Por isso, o Ministério da Saúde incluiu a vacina, desde 2014, no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), estando disponível nas 27 salas de vacina das unidades de saúde de Vitória.
Inclusão
A novidade é a inclusão de mulheres com idades entre 14 e 26 anos que vivem com HIV. "Esse público e as mulheres com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) são mais suscetíveis a complicações decorrentes do HPV, com probabilidade maior de desenvolver câncer de colo de útero", explicou Aline Cabidelli.
A vacina contra o HPV na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar. A realização do exame preventivo na faixa etária entre 25 e 64 anos, o Papanicolau, deve ser realizado anualmente e o uso do preservativo nas relações sexuais são orientações para prevenção da doença.
Informações à imprensa:
Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98889-5521
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário