sábado, 3 de agosto de 2013

Viana realiza VII Conferência Municipal de Assistência Social


Texto: Claudete Rodrigues / Foto: Caudete Rodrigues
02/08/2013 - 15:42 h

“Todas as políticas de assistência são extremamente importantes. Ainda temos que avançar muito, mas espero que no final desse encontro com todos participando de forma efetiva possamos tirar um belo relatório. As boas ideias nós iremos contemplar, iremos enviar para o Governo do Estado e implantar em Viana”, enfatizou o prefeito Gilson Daniel na abertura da VII Conferência Municipal de Assistência Social. O tema do evento é: A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS ,realizado nesta sexta-feira (02), no Teatro Municipal.
O objetivo da conferência é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação do local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, reconhecendo a responsabilidade de cada ente federativo.
Os eixos temáticos debatidos são: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência confeass1.JPGSocial; A Gestão do SUAS – Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão do Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos Benefícios no SUAS e Regionalização.
A secretária de Assistência Social, Renda e Cidadania, Lucília de Ornelas Soares Santos deu as boas vindas ao público. “Agradeço o comparecimento da sociedade civil organizada, entidades, das pessoas que trabalham na assistência e do poder público”, salienta.
Para a presidente do Conselho de Assistência Social, Élida Fabiane Machado, temos muito que comemorar nesse dia. “A lei de assistência é garantida pelo Estado e estamos celebrando oito anos de consolidação do SUAS. Além disso, o encontro é fundamental para o aprimoramento das políticas de assistência no município”, reforça.
A palestrante Marilena Bragato Rangel informou que do evento irão sair os delegados e serão traçadas as diretrizes para o encontro estadual e, após, para o nacional. “Vamos conferir o que já temos em Viana sobre políticas de assistência e também deliberar, elaborar propostas. É uma forma de nos vermos representados em Brasília”, argumenta.
Marilena Bragato disse que é preciso desmistificar a assistência social. “Temos que falar uma linguagem mais fácil, por que os usuários devem entender as políticas da área. Todos têm direito a essa transparência, a esse conhecimento”, garante.
A abertura da conferência ocorreu em frente ao Teatro Municipal com a apresentação da banda Corporação Musical Dorival Brandão, de Bom Pastor, com 30 componentes. A mesa foi composta pelo prefeito Gilson Daniel, pelo vice Faustão, pelo ouvidor João Batista Novaes, pela palestrante Marilena Brandão, pela secretária de Assistência Social, Lucília de Ornelas Soares Santos, pelo subsecretário de Assistência Social Wanderson Borghardt Bueno e pelo secretário de Serviços Urbanos, Fabrício Machado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário