sábado, 3 de agosto de 2013

Programa Colorir Sustentável visita Cmei - SERRA


Ações são de sustentabilidade e redução da violência
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) “Cora Coralina”, de Parque Residencial Tubarão, receberam nesta terça-feira (30) a visita de integrantes do Programa Colorir Sustentável, que realizaram ações voltadas à sustentabilidade e à redução da violência no ambiente escolar.
Divulgação COLORIRAlunos do Cmei Cora Coralina na contação de histórias
Foi realizada a contação de história que culmina na composição do acróstico Colorir, que engloba sete competências: cooperar, organizar, limpar, orientar, reciclar, influenciar e realizar.
As crianças também receberam a edição livro “Aprender a cooperar”, cuja história se baseia em disseminar a cultura de paz nas escolas.
Além do Cora Coralina, outras três unidades de ensino são atendidas pelo Programa, que são a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valéria Maria Miranda, de Vila Nova de Colares, a Emef Antônio Vieira Rezende, de Central Carapina, e a Emef Cidade Pomar, em Cidade Pomar.
Este ano o projeto atenderá mais 4 escolas com o projeto PC3ES= SUSTENTABILIDADE que visa o trabalho de sustentabilidade na redução e economia da energia. Essa etapa do projeto é realizada em parceria com empresas privadas.

Programa Colorir Sustentável:
O programa nasceu em 2003 na Emef Serra Dourada, atual Emef Sonia Regina. Com o apoio da administração, se multiplicou por mais quatro escolas em 2005. Mais de 14 escolas foram atendidas e entregues mais de 56 mil livros com os temas da cultura de paz, bullying e enfrentamento as drogas.
O Programa Colorir Sustentável tem como objetivo a redução dos índices de violência na escola, busca melhorar as relações interpessoais e propiciar aos alunos a instrumentalização da esperança contribuindo com um mundo mais sustentável.
Várias ações compõem o programa, dentre elas:
  • Era uma vez: Contações de História compondo o acróstico COLORIR com as 7 competências: Cooperar, Organizar, Limpar, Orientar, Reciclar, Influenciar e  Realizar.
  • Minha Casa Também é Colorida: Os pais participam de formações nas quais se discutem assuntos como: bullying, drogas e violência.
  • Disciplina Colorida: Embasada na resolução de conflitos visa resolver os pequenos conflitos escolares com diálogo. As ocorrências indisciplinares dos alunos são registradas nas cores do semáforo, verde, amarelo e vermelho. Uma placa com a contagem de dias sem violência é afixada na escola e quando há uma ocorrência na cor vermelha a contagem é zerada. O record da placa é da Emef Antônio V. de Rezende, em Central Carapina, com 187 dias sem violência.

De acordo com o coordenador do programa, Eugênio Fernandes, o Colorir Sustentável trabalha a consciência da mudança no comportamento do educando, em longo prazo.

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